A autarquia vianense decide investir no futuro dos jovens e atribui 25 bolsas de estudo para o Ensino Superior no concelho.

O investimento municipal, de quase 18 mil euros, foi aprovado pelo executivo camarário para o ano letivo 2020/2021. Contudo, a distribuição das bolsas difere consoante o tipo de estabelecimento de ensino.

Alunos universitários têm direito a 20 bolsas de apoio, enquanto que os alunos que frequentam o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), podem concorrer a uma das cinco bolsas oferecidas – o equivalente a 20% da verba estabelecida. Em ambos os casos, a bolsa é paga em prestações trimestrais. A quantia de 17.425 euros, prevista para a “Atribuição das Bolsas de Estudo para o Ensino Superior 2020/2021”, é exclusiva para alunos matriculados ou inscritos no primeiro ciclo de estudos do Ensino Superior, residentes no concelho de Viana do Castelo.

Para que o aluno possa candidatar-se à Bolsa de Estudo é preciso a apresentação de um comprovativo de que o aluno frequenta o estabelecimento de ensino e qual a sua média de ingresso. É igualmente necessário ter obtido aproveitamento escolar no ano anterior, não ser detentor de licenciatura ou bacharelato, não possuir um rendimento mensal per capita superior ao Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e não ser beneficiário de outra bolsa de estudo ou subsídio para o mesmo fim.

A autarquia local afirma que esta ação é uma forma de estimular a continuação dos estudos pelos alunos com menores possibilidades económicas. Este apoio tem, por isso, o objetivo de contribuir, ativamente, para o desenvolvimento educacional do concelho.