Sexta derrota dos minhotos no campeonato.
O ABC/UMinho recebeu, este domingo, o FC Porto para disputar a 16ª jornada Campeonato Placard Andebol 1. Os dragões levaram a melhor e venceram por 22-33.
O FC Porto entrou forte na partida e o ABC mostrou uma boa e larga circulação de bola na sua linha. Aos sete minutos, o marcador indicava uma diferença de cinco golos favorável aos dragões, pelo que o técnico Jorge Rito recorreu ao time out.
A formação minhota tentou, através da sua qualidade individual, recuperar a vantagem, porém, foi contrariada pela defensiva azul e branca, que se manteve organizada e não permitiu aos bracarenses a construção do jogo na primeira linha. Para além disso, os três defensores dos azuis e brancos travaram os remates de meia distância dos minhotos.
Os portistas estavam a ser superiores na linha dos seis metros, mas o relaxamento da equipa levou os minhotos a reduzirem a sua desvantagem para quatro golos. Porém, aos 23 minutos, os dragões já levavam mais sete tentos que os bracarenses. Ambas as equipas praticaram uma defesa 6×0 e os bracarenses atacaram essencialmente com os dois pivôs. A primeira parte terminou com um resultado de 8-14.
Na segunda parte, os azuis e brancos permaneceram ofensivos e, aos 38 minutos, mantinham a vantagem de sete golos (12-19). O ABC/UMinho apoiou o seu jogo no contra-ataque e melhorou em termos ofensivos, contudo, regrediu defensivamente. Estes fatores, ligados a defesas de alto nível de Alfredo Quintana e à falta de eficácia na finalização minhota, levaram a que o FC Porto, a sete minutos do fim, tivesse marcado o mesmo número de golos da primeira parte (14). O encontro terminou com nove golos de diferença e um resultado de 22-33.
De destacar, do lado do ABC/UMinho, a exibição de André José, que apontou oito tentos. Já do lado dos dragões, de ressalvar a partida de Miguel Alves, que fez nove golos.
O ABC/UMinho encontra-se na sétima posição da tabela classificativa e soma 31 pontos. No próximo jogo, os minhotos deslocam-se ao pavilhão do SC Horta.
Recorde ainda: ABC/UMinho vence SC Espinho e continua na Taça de Portugal