Estão agendadas, para esta sexta-feira, mais 150 administrações da vacina e na próxima semana, a partir de terça-feira, é esperado que o número aumente de forma gradual.
Arrancou esta quinta-feira a vacinação nos centros de saúde de Braga a idosos com mais de 80 anos e das pessoas com mais de 50 anos com algumas doenças associadas. A segunda dose para a meia centena dos primeiros utentes a serem vacinados deve ser administrada no próximo dia 25.
O diretor executivo do ACES de Braga, Domingos Sousa, explicou aos jornalistas antes da administração da primeira vacina, que o edifício tem capacidade máxima para 320 administrações de vacina num só dia, capacidade que pode vir a ser testada nas próximas semanas.
Nesta primeira fase, está prevista a vacinação de 19 mil utentes em oito semanas, que vão ser convocados para a administração da vacina através de uma mensagem, estando os utentes obrigados a responder. Sendo que a maioria dos utentes desta fase têm mais de 80 anos, o diretor executivo revelou “dificuldade acrescida” decorrente “da mobilidade reduzida” de alguns dos pacientes. Nesses casos, o que está previsto é que “os utentes possam ser transportados por ambulâncias a partir de casas, através de uma prescrição passada anteriormente pelo respetivo médico de família”.
Porém, está salvaguardada a existência de uma “lista alternativa” com utentes que podem substituir os impedidos de responder à convocatória. Na lista alternativa, onde estão inscritas 19 mil pessoas, os primeiros a serem chamados são os mais velhos.