O programa que conta já com cinco anos de existência teve uma taxa de sucesso de 99.36% no ano letivo de 2019/2020.
O programa “Acompanhar”, criado pelo município de Famalicão, tem como objetivo apoiar crianças e jovens em risco de aprendizagem. Abrange assim 7.4% da população estudantil da cidade. Tal significa que 943 jovens entre os seis e os 21 anos são atualmente abrangidos pelo programa..
O projeto foca-se na implementação de projetos de boas práticas na área do acompanhamento e inclusão inteligente de alunos em especial situação de risco. Apesar do ano atípico, o programa conseguiu alargar a sua ação a mais parceiros sociais, incorporando agora mais de duas dezenas de parceiros.
O programa “Acompanhar” apoiou já 239 alunos que tinham pelo menos duas retenções, 371 estavam em situação de risco e 45 alunos apresentavam necessidades especiais. O programa envolve também um projeto de Tutores de Pares que conta com 73 jovens facilitadores de processos de inclusão inteligentes. Estes, com a sua experiência, auxiliam os tutores no processo de capacitação e inclusão de jovens em risco.
Nos últimos cinco anos, o programa tem visto uma melhoria progressiva dos índices de envolvimento escolar dos alunos envolvidos. Tanto nos níveis de envolvimento cognitivo, como no psicológico. Leonel Rocha, vereador da câmara municipal de Vila Nova de Famalicão assinalou então que “ao fim de cinco anos é possível perceber que a estratégia tem tido sucesso. Não só pelo nível crescente de alunos envolvidos, mas pelo reconhecimento e empenho da comunidade escolar e pelos indicadores de envolvimento escolar que evidenciam melhorias reais e concretas de forma sustentada”.