O evento decorrerá entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em modo online. As inscrições são feitas através de um formulário disponibilizado pela AECrimUM.

As Jornadas da Criminologia contam com a participação de diferentes especialistas das diversas áreas da Criminologia. Consequência da pandemia, a Associação de Estudantes do curso de Criminologia teve de adaptar as jornadas a um formato digital, tendo contado com um número elevado de inscrições.

Para a primeira edição das Jornadas de Criminologia “as expectativas são elevadas”, afirma Diana Morim, Presidente da Associação de Estudantes de Criminologia da Universidade do Minho (AECrimUM), em entrevista ao ComUM. Por outro lado, a sua organização foi desafiante dada à necessidade de adaptação a novas circunstâncias desencadeadas pela pandemia. No entanto, segundo a presidente, apesar desta atividade ter de ser realizada em contexto online, foi possível “chegar a um público alvo maior”.

O objetivo principal da AECrimUM com as jornadas é “trazer mais oportunidades para os estudantes e que estes consigam investir em si e nas suas áreas de interesse”, refere Diana Morim. Para isso, a associação procurou trazer “uma semana mais interativa e prática”, com o principal foco nos estudantes de Criminologia, os quais nem sempre “obtêm um contexto tão prático sobre tais temáticas”. E procurou oferecer “o máximo de oportunidade para os estudantes desenvolverem os seus conhecimentos e obterem workshops certificados gratuitos”.

A escolha dos temas para as Jornadas de Criminologia foi definida por toda a associação tendo em conta as opiniões dos membros da mesma e a vontade de ser um auxílio para o futuro dos participantes. “Queríamos não só trazer diversidade, como também temas que são atuais e que deveremos ter em conta como futuros criminólogos”, admite a presidente da AECrimUM.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AECrimUM (@aecrimum)

Os oradores são de diversas áreas que atingem diferentes temáticas e públicos. Contudo, todas as áreas fazem parte do campo da Criminologia. Diana Morim explica que “o principal critério para os oradores não só foi os conhecimentos dos mesmos e as suas experiências, como também a ligação que estes tinham com a Criminologia e o seu interesse pela mesma”.

As inscrições têm superado as expectativas delineadas pela associação sendo que alguns dias estejam próximos das 300 inscrições, contando tanto com alunos de Criminologia como de Psicologia, Medicina, Direito, entre outros. Face à grande adesão a AECrimUM vai “realizar uma transmissão em direto no Facebook para que ninguém perca esta oportunidade. Para aqueles que se inscreveram nos formulários, terão direito a certificado”, garante a Presidente.

Artigo por: Maria Francisca Barros e Cristiana Melo