A informação foi retificada pela RTP.

A aprovação dos eventos-piloto pela Direção-Geral da Saúde (DGS) foi avançada esta quinta feira pelo Jornal de Notícias, dia 25 de fevereiro. Esta medida permitiria, segundo o JN, perceber as condições em que os festivais de verão poderiam acontecer este ano, no entanto, o Ministério da Cultura e a DGS desmentiram o sucedido.

Segundo tinha noticiado o Jornal de Notícias, e posteriormente outros meios de comunicação social, incluindo o ComUM, haveria a aprovação por parte da Direção- Geral da Saúde (DGS) de eventos-piloto no Porto e em Lisboa. Existia a hipótese da realização de três testes rápidos à Covid-19 aos espectadores, 72 horas antes do evento, no dia, e 14 dias depois, bem como o uso obrigatório de máscara.

No entanto, à RTP, o Ministério da Cultura e a DGS admitem a existência de propostas como a descrita, a serem discutidas em reunião com associações que representam o setor cultural, com a DGS e os representantes dos ministérios da cultura e da saúde. Assim, esta medida não foi aprovada e é sim uma hipótese em estudo.