Em Busca da Felicidade, laçando em 2006, é um filme biográfico da autoria de Gabriele Muccino. Com o intuito de abordar o sonho americano, a longa-metragem cria no espectador um carrossel volátil de emoções capaz de emocionar.
A obra cinematográfica tem como pano de fundo a história de vida de Chris Gardner, que vê nos EUA a porta para uma vida melhor. Depois de um negócio, à partida inovador e lucrativo, ter falhado miseravelmente, os problemas financeiros multiplicam-se. Como pai solteiro e sem qualquer sustento monetário acaba por ser repetidamente despejado, vendo-se forçado a procurar abrigos que lhe garantam uma noite segura.
As conquistas e derrotas sucessivas concebem um clima irregular para quem assiste. Após um avanço segue-se sempre um recuo, comprovando a então elevada dificuldade de criar raízes frutíferas.
Apesar de todos os obstáculos e adversidades, há uma dinâmica entre pai e filho que é propícia à figuração de um ideal de esperança. Chris, ainda que sujeito a dormitar na casa de banho da estação de comboios, desenha um mundo imaginário para o filho, de forma a diminuir-lhe a noção de desconforto.
Em virtude de ser baseado em factos reais, fica sempre a dúvida sobre quais serão as partes ficcionadas e as mais fiéis à realidade. Em certas cenas é possível denotar alguma romantização da dura batalha que havia para enfrentar. Ainda que possam existir apontamentos não tão rigorosos, o filme não se transforma numa fábula fictícia, sendo esse um aspeto positivo.
Os atores escolhidos vestiram o papel como se se tratasse de uma roupagem própria. As personagens apresentam todas uma grande densidade psicológica. É possível reconhecer e replicar, no sentido de espelho, as emoções vivenciadas, o que lhes confere um excelente desempenho.
A narrativa é exposta de forma interessante, os diálogos são sólidos e densos, provocando reflexões mais profundas, um apontamento marcante para o observador. A ação flui de forma muito natural e cativante, pelo que não existem momentos mortos que permitam pensar sequer em interromper a exibição.
A escolha musical foi outro encargo bem conseguido. As músicas selecionadas criam a atmosfera pretendida de acordo com cada momento, auxiliando a força da interpretação dos atores.
Para concluir, Em Busca da Felicidade é intenso e emotivo. A concretização do sonho, na parte final, bem como toda a evolução psicológica no decorrer do filme são exemplo disso. Fica também da obra a lição de que não devemos deixar que nos digam aquilo que somos ou não capazes de fazer e que devemos distanciar-nos deste quadro pessimista tão comum na sociedade atual.
Título Original: The Pursuit of Happyness
Realização: Gabriele Muccino
Argumento: Steven Conrad
Elenco: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton
EUA
2006