O Ministério da Educação revelou que não haverá a pausa letiva de 3 dias habitual no Carnaval e as férias da Páscoa serão também reduzidas.
Segundo o Ministério da Educação, haverá aulas no Carnaval (15 a 17 de fevereiro) e as férias da Páscoa decorrerão entre os dias 29 de março e 1 de abril, sendo reduzidas. O anúncio foi feito esta terça-feira às escolas portuguesas, de modo a compensar a pausa de duas semanas.
Depois de uma interrupção de 11 dias, os alunos regressam no próximo dia 8 às aulas, desta vez em formato de ensino à distância. As escolas de acolhimento vão estar abertas para acolher os filhos ou dependentes de profissionais essenciais no combate à pandemia. O Ministério pede que haja uma planificação das atividades e apoios terapêuticos por parte dos estabelecimentos de ensino especial. Assim como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem.
As escolas deverão também sinalizar todos os “alunos em risco ou perigo sinalizados pelas comissões de proteção de crianças e jovens”. Além disso, os alunos “cuja escola considere ineficaz a aplicação do regime não presencial e em especial perigo de abandono escolar”.
Para compensar os dias da interrupção o Ministério da Educação adianta que serão acrescentados cinco dias às datas que já estavam previstas para a conclusão do terceiro período. Até ao dia 12 de fevereiro será divulgado o calendário final de provas e exames.