A fase municipal irá ocorrer em formato online.
Nos próximos dias 18 a 20 de fevereiro, a Câmara Municipal de Barcelos abre as portas à 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Pela primeira vez em formato online, a Fase Municipal vai contar com a participação de 58 alunos, representantes de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nas várias categorias, desde o 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário.
Dinamizado pela Biblioteca Municipal de Barcelos e pela Rede de Bibliotecas de Barcelos, o concurso terá como júris o professor José Campinho, a coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e o escritor Miguel Borges.
Segundo avançado , a fase municipal é composta por dois momentos de avaliação: uma prova escrita, a realizar-se dia 18 de fevereiro, às 10 horas, e uma prova oral, a decorrer no dia 22 de fevereiro, para os seis alunos selecionados, por ciclo de ensino, na prova anterior.
Os quatro alunos vencedores, por cada ciclo de ensino, irão representar o Município de Barcelos na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá no mês de abril, em Vila Verde. A final do concurso será realizada em Oeiras no dia 5 de junho e vai contar com transmissão da RTP.
Relembre-se que este concurso é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Camões – Instituto da Cooperação e da Língua; a Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e a RTP.
Para além disso, recorde-se que o objetivo principal do Concurso Nacional de Leitura “é estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”.