O município é um dos 97 aderentes ao Pacto Português para os Plásticos.

No seguimento da adesão da autarquia bracarense ao Pacto Português para os Plásticos (PPP), o Município de Braga está a adoptar medidas e a sensibilizar a população para a diminuição da utilização de plástico. Em comunicado, a autarquia dá balanço positivo do PPP na cidade.

O PPP estabelece metas específicas para 2025, nomeadamente a garantia de que 100% das embalagens de plástico vão passar a ser reutilizáveis, recicláveis ou comportáveis. Liderada pela Associação Smart Waste Portugal e com o apoio do Governo, a iniciativa envolve, neste momento, 97 membros. A autarquia de Braga aderiu ao Pacto en dezembro de 2020.

Deste modo, a Câmara Municipal está a desenvolver esforços, individuais e colectivos, para atingir um conjunto de metas de cariz ambiental, que deverão ser alcançadas até 2025. Uma delas passou pela distribuição de ecopontos por todas as instalações, directa e indiretamente relacionadas com a autarquia, aos munícipes e entidades inscritas, obtidos através de projectos financiados.

O município realizou também uma formação de docentes intitulada “Plásticos no Oceano – origem, impactos e a educação ambiental” que posteriormente deu também lugar a uma sessão pública sobre o tema, no da candidatura ao galardão Bandeira Azul da Praia Fluvial de Adaúfe. Ainda no âmbito da formação e na Praia Fluvial de Adaúfe, realizou-se em 2019 e 2020 a atividade “Os suspeitos do costume”, em que utentes do Centro Novais e Sousa recolheram resíduos na sua maioria constituídos por plástico.

Destaca-se ainda a iniciativa “Braga une-se na preservação da água”, no âmbito do Ano Nacional da Colaboração, na qual se disponibilizaram cantis reutilizáveis aos funcionários do município e da AGERE, assim como aos alunos das escolas do concelho, para reduzir a produção de garrafas de plástico de uso único. Para o mesmo fim, instalaram-se também bebedouros nas instalações municipais para uso dos funcionários e também em diversos espaços públicos, apenas desativados devido ao contexto pandémico atual.

Na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e entre 2016 e 2020, foram distribuídos, sacos de tecido de algodão para substituir os de plástico, em padarias, pastelarias e estabelecimentos comerciais. Por fim, a autarquia promove regularmente campanhas contra as pontas de cigarro no na via pública, uma vez que este material é maioritariamente constituído por plástico.

Deste modo, o Município de Braga avança que o PPP apresenta um balanço positivo no concelho, devido à adoção de medidas e ações de sensibilização para diminuir o impacto ambiental do plástico. As metas do PPP devem ser atingidas até ao ano de 2025.