Esta campanha destina-se a reforçar o caminho da sustentabilidade ambiental em Guimarães.
A Câmara de Guimarães iniciou, esta sexta-feira, uma campanha de distribuição de 75 mil sacos de pano compostáveis. Destinam-se aos comerciantes do Mercado Municipal de Guimarães e têm como finalidade diminuir o uso de plástico.
Estes sacos de pano são produzidos a partir de amido e óleos vegetais e têm uma duração máxima de 12 meses. Inserem-se no projeto iniciado no final de 2019 – “Mercado sem Plástico” – desenvolvido pelo município e pelo Laboratório da Paisagem.
A distribuição dos sacos tem como principal objetivo a redução da utilização do plástico de uso único. Com o intuito de promover uma economia circular, os munícipes são incentivados a reutilizá-los com a colocação de resíduos orgânicos e domésticos.
O presidente da Câmara, Domingos Bragança, considera que “este é um compromisso que Guimarães mantém firme na vertente da sustentabilidade ambiental, apresentando iniciativas que visam contribuir para a redução do plástico, além de um apoio aos comerciantes do mercado”.
Esta iniciativa do município vimaranense é uma das várias medidas que engloba o plano traçado para o desenvolvimento sustentável, denominado por “Estrutura de Missão Guimarães 2030”. Visa também realizar o 12º objetivo dos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (ODS) e que diz respeito à produção e consumo sustentáveis.