Os minhotos foram superiores nos dois tempos, enquanto que os visitantes só conseguiram marcar nos minutos finais.
O SC Braga recebeu, este domingo, o CD Tondela, em jogo a contar para a jornada 20 da Liga NOS. A turma da casa não vacilou e conquistou os três pontos ao vencer por 4-2.
O início de jogo na pedreira começou de forma calma, mas logo tomou um rumo diferente. Aos dez minutos da partida, Galeno rematou em arco para as redes adversárias, mas o esférico saiu desenquadrado.
A equipa da casa tornou-se superior e, aos 19 minutos, inaugurou o marcador. Através de um passe, João Novais colocou a bola nos pés de Galeno, que atirou para a finalização de Lucas Piazón.
Os bracarenses continuaram a pressionar e obtiveram três oportunidades consecutivas. Primeiro, Abel Ruiz isolou-se com o guardião Pedro Trigueira, mas não conseguiu fechar. Na recarga, Enzo Martínez cortou o esférico em cima da linha de golo. Ricardo Horta ainda fez uma terceira tentativa, mas passou acima da baliza.
A faltar cinco minutos para o intervalo, Ricardo Horta aumentou a diferença. Borja fez um cruzamento que percorreu a área toda até chegar a Piazón e este encostou para o capitão que fez o 2-0.
Sem desperdiçar muito tempo, os Gverreiros chegaram ao 3-0 antes do recolher aos balneários. João Novais atravessou alguns adversários até ao corredor central e fora da área rematou certeiramente para o fundo das redes. No final da primeira parte, Mário González tentou a sua sorte na baliza de Matheus, mas a bola saiu ao lado.
Na segunda metade, a turma de Carlos Carvalhal prosseguiu com o mesmo ritmo ofensivo. Após um passe de João Novais, Lucas Piazón ficou frente a frente com o guardião do Tondela, porém não conseguiu finalizar.
Piazón teve oportunidade de brilhar logo em seguida. Não a perdeu e alcançou o 4-0. Com vários jogadores bracarenses a trocar a bola entre si na área adversária, esta acabou por sobrar para Piazón, que agarrou a chance de fazer o bis na partida.
A vitória parecia assegurada e Carlos Carvalhal fez algumas alterações de forma a dar descanso aos jogadores. O técnico dos forasteiros também fez modificações, numa tentativa de diminuir a diferença. Aos 84 minutos, os visitantes conseguiram o seu primeiro golo. Depois de um passe de Salvador Agra, Souley rematou cruzado e o esférico bateu no poste, mas logo entrou na baliza de Mateus.
Os visitados ainda tentaram o quinto golo, no entanto acabou anulado por fora de jogo de Sporar. O Tondela conseguiu reduzir a diferença para metade já no tempo de compensação. Souley rematou sem sucesso, mas João Jaquité apareceu para a recarga e abalou as redes bracarenses.
Com a vitória e consequente conquista dos três pontos, o SC Braga alcança o segundo lugar na tabela classificativa. Na próxima quinta-feira, a equipa minhota defronta a Roma, num jogo para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.
Recorde ainda: Vitória SC sofre derrota frente ao Paços de Ferreira