O evento formativo solidário é desenvolvido pela Young Minho Enterprise e vai ocorrer entre o dia 17 e 25.

Click 4 Help conta com sete formações e duas lives, uma de aquecimento e uma de encerramento. As formações vão ser guiadas por formadores e por membros da Young Minho Enterprise (YME). Com a iniciativa, pretende-se recolher donativos para a associação Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. As inscrições podem ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição cedido no site do evento.

Click 4 Help surge da ambição dos membros da Young Minho Enterprise, júnior empresa da Universidade do Minho, em “criar impacto na comunidade”, explicou Alexandra Antunes, Relações Financeiras e Comerciais. Por causa da pandemia, “as pequenas e médias empresas e algumas organizações da Universidade do Minho perceberam realmente que o digital era o novo mundo”, explicou Alexandra Antunes. Assim, a YME achou que podia “contribuir e ajudar estas organizações a não ficar para trás e a continuarem atualizadas”, de modo a que a pandemia “não as afetasse de forma tão profunda”, criando estas formações, afirmou.

O público-alvo do projeto são as pequenas e médias empresas, organizações de solidariedade e outras organizações. O mote do evento “acaba por ser: onde todos ajudam, nada custa”, declara Alexandra Antunes. Para além de darem formações a nível solidário, querem “dar voz a algo mais”, surgindo a associação Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, declarou. “Nós pretendemos dar-lhes voz”, acrescentou.

“Pretendemos que as nossas empresas parceiras, os nossos participantes, o nosso público também conheça a associação e esteja aberto a ceder um donativo para ajudar as crianças e as suas famílias”, referiu. “Assim acabamos por ter duas vertentes solidárias: a solidariedade ao darmos estas formações e ao tentarmos arranjar o máximo de apoio para esta causa”, acrescentou a porta-voz da YME.

De acordo com Alexandra Antunes, a iniciativa é de elevada importância. O evento “vai permitir criar impacto junto da comunidade”, isto é, a YME vai “deixar de ser uma júnior empresa da Universidade do Minho” e torna-se nalgo “que acabou por ajudar a comunidade bracarense e outras cidades que queiram participar”, declarou. “Acabamos por abrir os nosso horizontes de uma forma que é ajudante”, referiu.

O evento formativo solidário inicia-se com uma live de aquecimento “O papel do Digital nas organizações” e vai realizar-se no dia 12 às 21h30, no Facebook da YME. A YME pretende “falar do papel do digital nas organizações”, visto que o “público pode ainda não reconhecer tanto o valor [do digital]” ou pode ter “algumas dificuldades em entender esta transição que está a acontecer”, explicou a porta-voz. A live vai contar com a participação da professora do Instituo de Ciências Sociais, Sara Bolonas, e do Co-Founder e CEO da Suba, João Pereira.

ComUM

No dia 17 de fevereiro, ocorre a primeira formação “Cada equipa no seu galho” pelas 18h30, onde vai ser abordada a gestão e motivação de equipas. Esta vai ser dinamizada pelo Motivational Speaker, Jorge Sequeira.

No dia seguinte, às 18h30, vai ocorrer a formação “Não há sucesso sem comunicação”, na qual se vai abordar a importância da comunicação interna. O Deputy Director of Comunications da EDP, Rúben Bicho, vai conduzir esta formação. No mesmo, às 21h, vai ser abordada uma ferramenta de comunicação interna, o Slack, na formação “Slack Us”. O membro do departamento Recursos Humanos da YME, Francisca Amaral e o membro do departamento jurídico da YME, Juliana Silva, vão guiar este momento.

As formações “Nem tudo o que comunica é ouro” e “Em terra do digital, quem tem criatividade é rei” vão desenrolar-se no dia 22 de fevereiro às 18h e às 19h15, respetivamente. A primeira vai ser dinamizadas pelo professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Paulo Salgado e vai abordar o branding e a identidade de marca. A segunda, por Luísa Amorim da UX Writing e vai tratar a escrita criativa.

“Estou ON e agora?” realiza-se no dia 23, pelas 18h30 e vai ser conduzida pelo Commercial Marketing Specialist, Miguel Correia. Nesta formação vão “esclarecer todas as dúvidas para que toda a gente possa crescer o máximo nas redes”, explicou Alexandra Antunes.

No dia 25 de fevereiro, ocorre a formação “Negócios, negócios, identidade à parte”. A diretora do departamento de Comunicação e Marketing da YME é a responsável por abordar os temas de design gráfico e a utilização da plataforma Canva. No mesmo dia, às 21h30, vai acontecer a live de encerramento “What’s Next”, no Facebook da júnior empresa, explorando-se as o futuro e as tendências do digital para 2021.

Aquando as formações, vão ser disponibilizados questionários sobre estas. “As pessoas que objetivarem mais pontos vão habilitar-se a ganhar um conjunto de prémios que podem ser: uma estratégia de comunicação, um serviço de branding ou mais formações que serão fornecidas pelos membros da YME”, referiu Alexandra Antunes.