Algumas salas de informática foram desmanteladas de modo a assegurar o acesso a equipamentos eletrónicos e a garantir o ensino à distância.
A Escola Profissional CIOR, em Vila Nova de Famalicão, distribuíu computadores, de algumas salas de informática, aos alunos mais carenciados. Esta iniciativa visa garantir que todos os estudantes reúnem as condições necessárias para as atividades letivas não presenciais que se iniciaram esta segunda-feira.
Considerando o atual estado pandémico e o consequente regresso ao ensino online, a escola famalicense repete a mesma iniciativa que adotou em março de 2020. Juntamente com os computadores, foram entregues manuais de apoio com conselhos e recomendações de modo potenciar o momento de aprendizagem à distância.
O diretor pedagógico, José Paiva, considera que “se torna necessário reforçar práticas de inclusão e de solidariedade, pensando em todos, muito particularmente nos alunos mais desamparados e em situação de maior e vários tipos de vulnerabilidade”. Afirma também que se trata de uma “questão de consciência educativa, cívica e de responsabilidade social.”
A CIOR contou com a colaboração da Câmara Municipal de Famalicão, a qual assegurou a conexão à internet aos alunos abrangidos por esta iniciativa.