Mais de 2.120 toneladas de resíduos encaminhados para reciclagem.
Em 2020, a Esposende Ambiente registou um aumento na reciclagem, de cerca de 12,4%, em comparação com 2019. Apesar das condições pandémicas, este contribuiu para o cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Tendo em conta a situação pandémica do último ano, era de esperar um desleixo na preocupação com a reciclagem, mas tal não se verificou. Houve um crescimento da quantidade de resíduos depositados nos ecopontos que foram seguidamente encaminhados para reciclagem, utilizando o sistema da Resulima. Este acréscimo levou a um total de 1.866,79 toneladas, dizendo respeito à fileira do vidro, embalagens de plástico e metal e papel ou cartão, tudo nas suas proporções. No entanto, comparando com 2019, registaram-se valores de acumulação de resíduos mais elevados, 3,2% a mais.
Devido à pandemia e às medidas de encerramento ou redução da atividade de muitos estabelecimentos grandes produtores de bio resíduos, deu-se uma acentuada redução de resíduos orgânicos encaminhados para valorização orgânica. Foram recolhidas 188,38 toneladas, menos 23% do que em 2019.