O CeNTI é um instituto de inovação e investigação de importância estratégica nacional.

O novo edifício do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes irá ser contruído em Vila Nova de Famalicão. A construção do edifício é uma extensão do edifício do CITEVE que juntamente com a Universidade do Minho, Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro e o CTIC são membros fundadores do CeNTI.

As equipas de I&D+I do CeNTI têm formação avançada nas mais variadas áreas de conhecimento, das engenharias às ciências, com graus académicos avançados. O autarca Paulo Cunha diz que Famalicão vai fixar e desenvolver uma infraestrutura de vanguarda mundial, que vai dar mais força e amplitude ao notável trabalho que o CITEVE tem desenvolvido em Portugal a partir de Vila Nova de Famalicão”.

Para além disso, Vila Nova de Famalicão vai ganhar um novo espaço verde. O espaço de construção corresponde a 9 mil metros quadrados que pertenciam já ao CITEVE, mas que estavam cedidos ao município de Vila Nova de Famalicão e eram parte integrante do Parque da Devesa. As Hortas Urbanas que estavam situadas nesses 9 mil metros quadrados irão ser transferidas para os terrenos situados entre a Avenida dos Descobrimentos e o leito do Rio Pelhe, no centro da cidade, junto ao Hospital de Dia da Trofa e ao campo da Feira de Famalicão. As Hortas irão ver o seu espaço ser ampliado de 9 mil metros quadrados para 21 mil metros quadrados aumentando assim a zona pública verde do município.

O presidente da câmara de Vila Nova de Famalicão garante que “todos quantos têm o seu talhão terão direito assegurado a novo talhão em idênticas condições ao atual” e que a sua expansão abrirá “a porta a novos utilizadores, pois haverá mais talhões, e a fruição do espaço ribeirinho a todos os cidadãos”.