Minhotos estão a dois pontos da zona de despromoção.

Na 20.ª jornada da I Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, o Famalicense defrontou a AD Sanjoanense, no Pavilhão Associação Desportiva Sanjoanense. A partida terminou com uma igualdade a cinco no marcador, depois de os minhotos conseguirem recuperar do resultado negativo da primeira parte.

A equipa da casa entrou mais forte na partida e teve maior posse de bola na primeira parte. O jogo ofensivo da AD Sanjoanense acabou por mostrar resultados quando o relógio marcava sete minutos. Nuno Silva fez penálti e, na sequência, Pedro Cerqueira não vacilou.

Os minhotos quiseram responder e, aos 13 minutos, estabeleceram a igualdade, depois de um livre direto batido por Juan López. No entanto, um minuto depois, Pedro Cerqueira assistiu Tiago Almeida, que colocou a AD Sanjoanense novamente em vantagem.

A defensiva do Famalicense foi apresentando muitas dificuldades e falhas na transição, o que fez com que a AD Sanjoanense ficasse por cima do jogo até ao final da primeira parte e ainda marcasse mais dois golos. O terceiro foi apontado aos 17 minutos, quando João Peixoto aproveitou a falha de marcação dos minhotos para assistir Hugo Santos.

Pouco tempo depois, Tiago Almeida fez o bis e aumentou para três os golos de vantagem da turma da casa. No último minuto do primeiro tempo, Hugo Costa falhou uma grande penalidade favorável ao Famalicense e, na recolha aos balneários, o placard apontava um 1-4.

Na segunda parte, a atitude da equipa de Famalicão mudou por completo e os minhotos conseguiram reverter os danos do primeiro tempo. Aos 28 minutos, Tiago Almeida viu o cartão azul e Juan López voltou a marcar com eficácia um livre direto e reduziu a dois golos a desvantagem do Famalicense.

A equipa visitante continuou ofensiva e, em dois minutos, marcou dois golos que vieram a estabelecer o empate a quatro bolas. Primeiro, aos 32 minutos, por Hugo Costa num lance de contra-ataque e, depois, por Pedro Mendes, com uma stickada que não deu hipótese de defesa a Tiago Freitas.

Apesar da melhoria dos famalicenses, a AD Sanjoanense não desistiu. Hugo Santos, aos 34 minutos, fez o gosto ao stick e marcou o quinto golo da equipa da casa. O resultado final foi ditado aos 40 minutos da partida, na sequência de uma perda de bola de Tiago Almeida, aproveitada por Hugo Costa. Aos 47 minutos, AD Sanjoanense teve a oportunidade de marcar o golo da vitória, através de uma grande penalidade, mas Manuel Silva mostrou que estava presente.

O Famalicense encontra-se no 11.º lugar da tabela classificativa, a um ponto da AD Sanjoanense. Na próxima jornada, os minhotos recebem o HC Tigres.

Recorde ainda: Juventude de Viana cai em casa perante o FC Porto