Nesta primeira semifinal, Jorge Gabriel e Sónia Araújo conduziram a emissão, com Inês Lopes Gonçalves a ajudar na "green room".

Na noite deste sábado, 20 de fevereiro, Portugal escolheu as primeiras cinco canções finalistas da edição de 2021 do Festival da Canção. “Na Mais Profunda Saudade”, “Saudade”, “Love is on My Side”, “Dia Lindo” e “Contramão” foram então os temas selecionados para a final do concurso, que vai acontecer a 6 de março.

A emissão começou com a atuação de “Love is on My Side”, tema interpretado pelos The Black Mamba e da autoria de Tatanka. Seguiram-se “Na Mais Profunda Saudade”, de Valéria, e “Claro como Água”, na voz de mema., havendo ainda lugar para “Cheguei Aqui” (Nadine) e “Girassol” (Miguel Marôco) antes da pausa para a green room.

A barcelense Fábia Maia, com “Dia Lindo”, abriu a segunda parte das atuações, seguindo-se “Livros” (Irma), “Saudade” (Karetus & Romeu Bairos) e “Contramão” (Sara Afonso). “Mundo”, na voz de IAN, foi a última canção a ouvir-se nesta semifinal, voltando-se a atenção, novamente, para a sala dos compositores e intérpretes.

Durante as votações, foi a vez de se conhecerem os jurados das duas semifinais: Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho, Rita Carmo, Rita Guerra e Vanessa Augusto. Elisa, eleita na edição anterior para representar Portugal na Eurovisão, marcou presença no palco do Festival com o seu mais recente single, “Na Ilha”. Também a pisar o palco esteve a cantora Dora, com o êxito “Não Sejas Mau P’ra Mim”, assinalando o 35.º aniversário do seu triunfo no Festival.

No final da noite, foram apenas cinco as canções escolhidas para passar à Grande Final. Por uma ordem aleatória, os temas “Na Mais Profunda Saudade”, “Saudade”, “Love is on My Side”, “Dia Lindo” e “Contramão” foram revelados como os primeiros cinco finalistas da edição.

No total, são 20 as músicas a participar no Festival da Canção deste ano, repartidas em duas semifinais. No próximo sábado, dia 27, serão conhecidas as restantes cinco canções que preencherão as dez vagas da final do programa, agendada para o dia 6 de março, nos estúdios da RTP.