A poucas horas de conhecermos os primeiros cinco finalistas desta edição do concurso, revelamos quem são os favoritos dos internautas até ao momento.

O Festival da Canção é um evento que entusiasma todos os anos uma comunidade extensa de fãs, no país e no estrangeiro, que acompanha todos os momentos do concurso e vibra com as canções. Desde que a RTP, em 2018, passou a divulgar atempadamente excertos dos temas a concurso – e os temas completos, a partir da edição de 2019 – tornou-se mais evidente o que pensam os fãs sobre as canções que têm lugar em cada edição.

Assim, a partir do canal de Youtube criado pela estação pública para o Festival, é possível ouvirem-se anualmente todos os temas em competição antes de os espetáculos acontecerem. Este ano não foi exceção e alguns fãs já revelam as suas preferências através do número de visualizações dos vídeos, um dos poucos meios de medição da popularidade dos temas junto do público.

Contudo, é importante salvaguardar que este não deixa de ser um mero indicador de popularidade, não refletindo a verdadeira intenção de voto do público, para além de que o júri é responsável por metade das pontuações e é preponderante em caso de empate nas semifinais. De salientar ainda que, sendo o Festival da Canção um programa de televisão, as atuações ao vivo podem alterar as preferências dos espectadores que votam.

Esta é a ordem crescente de preferência dos fãs no Youtube (às 17 horas, de Lisboa):

20.º – “Jasmim” (intérprete: Tainá / música e letra: Tainá) – 27.755 visualizações

No último lugar do top dos internautas está “Jasmim”, tema interpretado pela cantora e compositora brasileira Tainá. Por esse motivo, a canção transporta-nos para o outro lado do Atlântico, para os ritmos quentes da bossa nova, falando das alegrias de amar alguém. Contudo, apesar de não ser uma das favoritas à vitória pelas visualizações que regista, o tema tem reunido muitos comentários positivos de todos os cantos do mundo e até de artistas que já participaram no certame, como Dino d’Santiago.

19.º – “Mundo Melhor” (intérprete: Ariana / música: Virgul / letra: Alex D’Alva, Virgul) – 28.140 visualizações

A posicionar-se também abaixo das 30 mil visualizações encontra-se a canção “Mundo Melhor”, interpretada por Ariana Abreu, a mais jovem concorrente desta edição. Aos 19 anos, Ariana traz na voz uma mensagem de esperança e de empoderamento das novas gerações para que se construa um amanhã efetivamente mais benéfico para todos. Falando ainda da sua voz, não poucas vezes a cantora é comparada nos comentários a Eden Alene, intérprete selecionada para representar Israel na edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção e que, devido ao cancelamento do evento, foi novamente escolhida internamente, este ano, pelo mesmo país.

18.º – “Com um Abraço” (intérprete: Ana Tereza / música: Viviane, Tó Viegas / letra: Viviane) – 28.487 visualizações

A juntar-se a “Jasmim” e a “Mundo Melhor” no pódio das canções com menos visualizações no Youtube está “Com um Abraço”, canção a concurso na voz da algarvia Ana Tereza. O tema, no alinhamento da segunda semifinal, traz-nos a certeza de que “o mundo mudou” e a esperança de “que melhores dias virão”, sempre que acompanhados por um abraço reconfortante. Nos comentários, registam-se algumas referências à qualidade vocal da intérprete e à presença da guitarra portuguesa, elemento antes de mais presente em muitas das canções participantes.

17.º – “A Vida Sem Acontecer” (intérprete: Graciela / música e letra: João Vieira) – 31.051 visualizações

Superando as 31 mil visualizações, posiciona-se “A Vida Sem Acontecer”, canção com voz minhota da barcelense Graciela. O título da canção serve como metáfora para uma realidade não desejada, cheia de anomias e incertezas, em que há necessidade de experienciar os pequenos prazeres da vida, como um “fino” na companhia de um “amigo”. Sobre o tema, os internautas salientam a inspiração retro na música dos anos ’80 do século passado, comparando-o ao repertório de artistas como António Variações e Sétima Legião.

16.º – “Girassol” (intérprete: Miguel Marôco / música e letra: Miguel Marôco) – 31.962 visualizações

Com quase 32 mil visualizações no Youtube, “Girassol” é um dos temas escolhidos de entre as candidaturas por submissão pública, com voz e composição do sintrense Miguel Marôco. Nas palavras do próprio autor, o tema fala das suas meditações “sobre certas formas de estar na vida”, fazendo também referência à inevitável passagem do tempo. Na análise dos comentários, as opiniões dos fãs dividem-se, com alguns a considerarem a canção agradável apenas para consumo interno e outros a darem-lhe a oportunidade de uma possível passagem pelo palco eurovisivo.

15.º – “Dia Lindo” (intérprete: Fábia Maia / música e letra: Fábia Maia) – 32.604 visualizações

No patamar das 32 mil visualizações, encontramos “Dia Lindo”, tema criado e interpretado por Fábia Maia, outra representante minhota e de Barcelos nesta edição do Festival. Ao ouvirmos este tema, entramos na experiência sentimental de alguém que quer fazer as pazes com a vida após um período de sofrimento, ligando-se à ideia de que “tudo tem a sua forma de ser”. Pelos comentários, percebemos que esta é outra das canções que mais divide os fãs, havendo quem diga que “se aprende a gostar” do tema com o tempo.

14.º – “I Got Music” (intérprete: Da Chick / música e letra: Da Chick) – 34.753 visualizações

Registando, até ao momento, perto de 35 mil visualizações no Youtube, “I Got Music” é mais uma prova dada da cantora e compositora Da Chick, o alter-ego de Teresa de Sousa. Apesar de ser um dos três temas da edição cantados integralmente em inglês, esta canção reflete uma mensagem universal de gratidão pela música enquanto via para a catarse e da vontade de transmitir amor através dela. Trazendo influências da música disco e club, o tema é apontado nos comentários, pela maioria dos fãs, como dançável e agradável de se ouvir.

13.º – “Livros” (intérprete: Irma / música: Irma, Pity / letra: Irma) – 35,880 visualizações

Com mais de 35 mil visualizações no Youtube, chegamos à canção “Livros”, interpretada pela cantora e atriz de ascendência angolana Irma (talvez a reconheçam de “Morangos com Açúcar” ou “Água de Mar”). Segundo a autora, o tema surge de “uma conversa entre duas pessoas” que falam sobre as histórias de amor, muitas vezes romantizadas e que nos transportam para uma ilusão que só traz sofrimento. Nos comentários, os internautas destacam a “delicadeza” da voz de Irma, colocando todas as suas fichas num staging que valorize a canção.

12.º – “Claro como Água” (intérprete: mema. / música: Stereossauro, mema. / letra: mema.) – 36.176 visualizações

A atingir as 36 mil visualizações está “Claro como Água”, tema que junta o DJ e produtor Stereossauro à voz da aveirense mema., ou Sofia Marques. Com esta canção, a dupla traz-nos uma mensagem de propósito e de aceitação da verdadeira essência, de tal forma que, se esse ponto de viragem na história pessoal for demasiado evidente, tudo se torna “claro como água”. Apesar de não ser um tema favorito à vitória pelas visualizações que regista, a opinião dos fãs nos comentários é unânime em relação à qualidade do instrumental de Stereossauro e à ideia de que a canção pode ganhar força com uma boa apresentação em palco.

11.º – “Mundo” (intérprete: IAN / música e letra: IAN) – 37.151 visualizações

A superar o patamar das 37 mil visualizações, encontramos “Mundo”, tema da autoria e interpretação de Ianina Khmelik, ou IAN, nascida em Moscovo mas a viver em Portugal desde 1999. A canção é mais uma prova da diversidade de abordagens desta edição, sendo que é a única canção bilingue a concurso (em inglês e português) e apresenta um apelo à tolerância e à bondade num mundo “certo e incerto”, mas que ainda “tem conserto”. Não obstante as comparações à cantora australiana Sia pela imagem que passa, os fãs dividem-se nos comentários acerca da letra da canção, com muitos a considerarem que “soaria melhor” em português.

10.º – “Volte-Face” (intérprete: Eu.clides / música: Pedro da Linha / letra: Tota) – 42.677 visualizações

A meio da tabela de preferência dos fãs no Youtube está o tema “Volte-Face”, interpretado pelo cabo-verdiano Eu.clides, a destacar-se de “Mundo” com mais de 42 mil visualizações. Com esta canção, o trio deixa uma mensagem de autenticidade e de respeito por quem é genuíno, que não se deixa vender “às massas” ou tornar-se uma “fotocópia” de alguém que não é. “Uma obra de arte” e uma “boa produção” são alguns dos comentários apontados à canção, que deixa muitos internautas satisfeitos.

9.º – “Joana do Mar” (intérprete: Joana Alegre / música e letra: Joana Alegre) – 46.468 visualizações

A registar mais de 46 mil visualizações no Youtube, surge o tema “Joana do Mar”, da cantora e compositora Joana Alegre, mais conhecida do grande público pela sua participação no concurso “The Voice Portugal”, em 2019. Produzida por Luísa Sobral, autora do vitorioso tema “Amar pelos dois”, a canção fala sobre a própria intérprete, que a considera “um grito de afirmação” da sua identidade e da sua ligação ao mar. Com inspiração nos ritmos africanos e nos sons tradicionais portugueses, o tema é visto pelos fãs, nos comentários, como uma proposta “épica” e que pode surpreender no espetáculo ao vivo.

8.º – “Na Mais Profunda Saudade” (intérprete: Valéria / música e letra: Hélder Moutinho) – 49.652 visualizações

A aproximar-se das 50 mil visualizações está a canção “Na Mais Profunda Saudade”, composta pelo fadista Hélder Moutinho e interpretada pela albicastrense Valéria. Neste tema, o fado surge como principal inspiração – embora o autor não o enquadre nesse género – e apresenta-se uma homenagem não só às mulheres do fado, mas também a todas as cantoras com a “portugalidade” na voz. Embora não registe o número máximo de visualizações de entre todas as canções a concurso, o tema é apontado pelos fãs que comentam como o “melhor representante” das raízes portuguesas.

7.º – “Cheguei Aqui” (intérprete: Nadine / música: Anne Victorino d’Almeida / letra: Tiago Torres da Silva) – 51.175 visualizações

A superar a marca das 51 mil visualizações, encontramos a canção “Cheguei Aqui”, na voz da algarvia Nadine, composta pela violinista Anne Victorino d’Almeida e com letra de um habitué do Festival da Canção, Tiago Torres da Silva. Nas palavras da autora, o tema é um “fado canção” escrito ainda na juventude e com uma letra “repleta de significado” nos tempos que vivemos, trazendo uma mensagem otimista e de superação. Nos comentários, os fãs salientam a intepretação “belíssima” de Nadine e esperam que o gosto pela canção venha a “crescer a cada audição”.

6.º – “Love is on My Side” (intérprete: The Black Mamba / música e letra: Tatanka) – 54.454 visualizações

A registar, até ao momento, mais de 54 mil visualizações, a canção “Love is on My Side” chega-nos pela mão dos The Black Mamba, banda já conhecida do grande público, com autoria e interpretação do vocalista Tatanka. O tema traz-nos mais um “hino” de esperança, baseado na história triste de uma vida que corre de mal a pior, mas com a certeza de que há sempre uma luz ao fundo do túnel e o amor prevalece. A “alma” na voz de Tatanka e o “poder” que a canção tem e pode demonstrar em palco são os principais comentários feitos à canção, que deixa muitos a pensarem nela como uma possível “vencedora”.

5.º – “Contramão” (intérprete: Sara Afonso / música: Filipe Melo / letra: Teresa Sequeira) – 56.634 visualizações

Com mais de 56 mil visualizações, encontra-se o tema “Contramão”, interpretado por outra representante do Algarve, Sara Afonso, com letra de Teresa Sequeira e música de Filipe Melo (possivelmente já o viram a tocar baladas ao piano nos diretos no Instagram de Bruno Nogueira). Para o autor, a canção é uma “mistura” de todas as suas influências musicais – desde Fiona Apple aos Beatles – sendo que a letra nos fala de seguir em frente, mesmo que o mundo nos atinja em “contramão”. Nos comentários, podemos observar a “surpresa” de muitos fãs em relação à canção e à interpretação de Sara Afonso, que reúne elogios de antigos participantes do Festival, como é o caso de Filipa Sousa (FC e ESC 2012).

4.º – “Não Vou Ficar” (intérprete: Pedro Gonçalves / música e letra: Pedro Gonçalves) – 81,649 visualizações

A destacar-se consideravelmente das canções já referidas em termos de visualizações, surge, com mais de 81 mil views, o tema “Não Vou Ficar”, composto e interpretado por Pedro Gonçalves, que já se estreou no Festival em 2017 enquanto intérprete de “Don’t Walk Away”. Desta vez, o cantor traz-nos uma canção de amor que fala, claramente, de uma relação que não terminou bem e que deixou mágoas e ressentimentos. Apesar de alguns fãs notarem, nos comentários, as parecenças da canção com “Guilty Conscience”, da norte-americana 070 Shake, outros referem que o tema “fica no ouvido” e destacam o instrumental “melodioso”.

3.º – “Dancing in the Stars” (intérprete: Neev / música e letra: Neev) – 130.642 visualizações

A superar as centenas de milhar de visualizações, com mais de 130 mil views, “Dancing in the Stars”, tema composto e interpretado por Neev, entra no top 3 da preferência dos fãs no Youtube. Habituado a compor em inglês, o cantor lisboeta traz ao Festival uma canção que fala da dor da partida física de alguém que se ama e que deixa muitas lembranças. Sublinhando a “intimidade” e a melodia “emocionante” do tema, muitos fãs comentam o desejo de ver Neev no palco da Eurovisão deste ano, em Roterdão.

2.º – “Por um Triz” (intérprete: Carolina Deslandes / música e letra: Carolina Deslandes) – 157.976 visualizações

A segurar a prata, até ao momento, com cerca de 158 mil visualizações, aparece o tema “Por um Triz”, composto e cantado por Carolina Deslandes, cantora que dispensa apresentações pela sua presença assídua na “praça pública”. Com esta canção, a mentora de “The Voice Kids” fala-nos de uma relação que quase resultou, se não fosse a entrega total de um lado e a ausência de vontade do outro. Com alguns fãs a considerarem a letra “emocionante” e outros o instrumental “clássico”, o tema é visto, pela análise da maioria dos comentários, como um potencial vencedor da edição.

1.º – “Saudade” (intérprete: Karetus, Romeu Bairos / música e letra: Karetus, Romeu Bairos) – 162.765 visualizações

A liderar o pódio da preferência dos fãs no Youtube, está a canção “Saudade”, tema que alia a música eletrónica de Karetus à voz fadística e tradicional do açoriano Romeu Bairos. A canção, que nos traz como título a palavra do ano de 2020 em Portugal, segundo o resultado do concurso da Porto Editora, reflete os tempos de “distância” que vivemos e a “saudade” que temos da “nossa vida” antes da pandemia. Nos comentários, os fãs assinalam o estilo “fado techno” do tema e sugerem que seja este o vencedor desta edição do Festival da Canção.