Após a decisão de cancelamento do Festival de Papas de Sarrabulho em Amares, restaurantes levaram o prato tradicional à casa das pessoas.
No mês de janeiro, a Câmara Municipal de Amares e a Associação Comercial de Braga avançavam o cancelamento do 19.º Festival de Papas de Sarrabulho. Em comunicado, o Município amarense justificava a decisão com a evolução pandémica: “uma resposta à necessidade de protegermos a população, salvaguardando a sua saúde num momento tão crítico para o nosso país e para o mundo”. No entanto, ficou a promessa de retorno em 2022.
De qualquer das formas, o mês de fevereiro trouxe novidades. Tal como avançado pelo Município de Amares, as instituições não queriam “deixar passar em branco aquela que seria a 19.ª edição do maior evento gastronómico a que tem habituado, anualmente, milhares de comensais”. Sendo assim, a opção foi convidar “os amantes das melhores papas de sarrabulho” a, no fim de semana do evento, “ver e partilhar alguns conteúdos alusivos ao Festival, através das redes sociais”.
Na altura, o edil de Amares, Manuel Moreira, apontou que o festival “acarreta uma forte tradição, de uma gastronomia de excelência e outros produtos exclusivos na sua qualidade”. Desta forma, não poderiam deixar de procurar “que esta grande sala de convívio, que é o Festival de Papas de Sarrabulho, se mantenha viva na lembrança de todos, através de alguns pequenos momentos dedicados a esta iniciativa”, referiu.
Sendo assim, ao longo deste mês em que deveria acontecer o evento, a Câmara Municipal de Amares divulgou vídeos dos empresários da restauração que costumam estar no evento, sob a promessa de fazer chegar à casa das pessoas as papas de sarrabulho. A iniciativa contou então com a participação de alguns restaurantes em Amares e de um restaurante em Braga.
Noutro comunicado do Município, Manuela Carias, proprietária de um dos restaurantes com presença habitual no festival, afirmou que “este ano correu muito bem”, revelando ainda que não estava à espera de tanta afluência. A proprietária relata ainda que as pessoas que acorreram ao seu restaurante, para levarem as suas encomendas para casa, levaram a que “os acompanhamentos, a tripa e o farinhado, esgotassem”. “Houve gente que já só conseguiu levar papas e que diz que vai voltar este fim de semana”, referiu.
Paulo Vieira, proprietário de outro restaurante, avançou que o balanço “foi muito positivo”. Para além disso, sublinhou que todas as normas de higiene e de segurança foram cumpridas. “Penso que isso também leva a que as pessoas procurem os nossos restaurantes”, afirmou.
O presidente do Município, Manuel Moreira, revelou-se também contente com a adesão. “Sendo o Festival de Papas a nossa maior bandeira gastronómica, é com muita satisfação que percebo que, apesar de termos sido levados a cancelar a edição deste ano do Festival de Papas de Sarrabulho, fruto da pandemia, os amarenses não deixaram morrer esta tradição”, declarou.
Para além disso, sublinhou a importância do apoio à economia local. “Amares é uma terra onde se come bem e se bebe bem, e é importante agora, mais do que nunca, que todos saibamos apreciar aquilo que é nosso. A economia local ganha com isso. Todos ganhamos com isso”, concluiu.
Apesar dos resultados positivos alcançados este ano, a Câmara Municipal de Amares garante que, “em 2022, o Festival de Papas de Sarrabulho estará de regresso com toda a qualidade, segurança, tradição e animação com que a todos sempre brindou”.