O galardão vai ser entregue numa cerimónia a realizar durante a inauguração da Feira do Livro de Braga 2021.

As candidaturas para o Grande Prémio de Literatura dst, distinção das letras em Portugal promovida pelo grupo empresarial dst, estão abertas até 1 de março. Nesta 26.ª edição vai ser então distinguida uma obra em prosa publicada no biénio 2019/2020 e vai ser concedido um prémio monetário no valor de 15 mil euros.

O grupo dst realça que, nesta edição, vão ser considerados “todos os domínios da prosa narrativa”. O júri, constituído pelos escritores Vítor Silva, José Mendes e Carlos Sousa, vai escolher as cinco obras finalistas até ao dia 1 de maio de 2021. Assim, a decisão final, por maioria ou unanimidade, vai ser tomada até ao dia 15 do mesmo mês.

Em comunicado, o grupo dst considera a escrita um “veículo de progresso social”. Desta forma, espera que “os autores nascidos e residentes em Portugal encontrem um porto seguro para a sua criatividade e uma âncora para projetos futuros”.

O Grande Prémio de Literatura dst, criado em 1995, assume-se como uma referência no panorama cultural nacional, contribuindo de forma decisiva para a promoção da leitura e do trabalho dos autores portugueses. De edição para edição, a distinção varia entre uma obra em prosa e um livro de poesia.