A campanha “Doa um Livro” é uma iniciativa do Lions Clube de Guimarães e conta com a parceira da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Segundo avançado, a Câmara Municipal de Guimarães desafia os vimaranenses a doarem livros infantojuvenis para que possam ser distribuídos por famílias carenciadas. A iniciativa “Doa um Livro” partiu do Lions Clube de Guimarães e conta com a parceira da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal Raul Brandão. A entrega de livros pode ser feita nas escolas do concelho, juntas de freguesia ou biblioteca e respetivos polos.
O presidente do Lions Clube de Guimarães, César Teixeira, refere que a ação se prende com a preocupação com “os efeitos sociais e económicos que decorrem desta pandemia”. Afirma ainda que “o encerramento das escolas vai acentuar estas desigualdades”.
Através de um post no Facebook, o Lions Clube de Guimarães aponta o trabalho do município de Guimarães na garantia de refeições a alunos carenciados durante o período de suspensão letiva. No entanto, volta a sublinhar que, “para além da componente alimentar, os alunos em causa estão igualmente desprotegidos no acesso aos livros e, consequentemente, à leitura”.
Sendo assim, refere-se que a medida permitirá, além de “incentivar hábitos de leitura na população infantil e juvenil do concelho” e “valorizar a língua portuguesa”, “suprir dificuldades no acesso à leitura, por motivos económicos”, e “preencher com cultura o tempo livre que decorre da interrupção letiva”, pode ler-se no respetivo post.
A vereadora da Educação de Guimarães, Adelina Pinto, acredita que “esta campanha vem numa altura certa, pois estamos a atravessar o pior período das nossas vidas e quanto maior os problemas económicos e sociais, maior serão as debilidades das famílias”. Desta forma, admite que não se pode “colocar em causa todo o investimento que se faz nas crianças, nomeadamente na área da leitura e das literacias”.