A iniciativa de Vila Nova de Famalicão pretende valorizar os artistas locais e preservar a dinâmica cultural do concelho.

O Município de Vila Nova de Famalicão adapta-se ao confinamento em vigor com nova edição do programa “Há Cultura em Casa”. A iniciativa prevê a transmissão online de espetáculos culturais a partir do mês de março, com acesso gratuito.

Com este programa, a autarquia famalicense pretende “promover o acesso a atividades culturais neste período de isolamento”. Em comunicado, a organização revela uma “alteração de relevo” face à edição anterior, sendo que os momentos culturais serão gravados “em espaços com equipamentos profissionais”. Desta forma, pretende-se transmitir com “maior qualidade sonora e visual” e proporcionar “um maior conforto aos artistas”.

A página de Facebook do Famalicão Comunitário, programa autárquico de gestão das atividades comunitárias, acolhe todas as transmissões do projeto à sexta-feira e ao sábado, pelas 21h30, e ao domingo, às 17 horas. A pensar em quem não pode assistir em direto, a organização vai partilhar também os vídeos na conta de Instagram do “Há Cultura”.

O primeiro momento cultural acontece a 5 de março, sexta-feira, com um concerto dos Cotovia Arisca. No dia seguinte, é a vez da cantora e compositora Sofia Machado subir a palco. Já no dia 7, domingo, atua a Associação Cultural e Artística Juvenil Famart.

Na semana seguinte, no dia 12, os internautas podem assistir a um concerto da banda de soundscape Byrd Sno. No sábado, dia 17, a música rock fica em destaque com os Filtro. No dia 18, domingo, atua o multi-instrumentista de cordas Sérgio Mirra.

Na terceira semana do programa, no dia 19, há um concerto da Música Antiviral, sendo que o duo Hot Air Balloon atua no dia seguinte. No Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de março, domingo, acontece música poética ao vivo.

Maria do Sameiro, cantora de música popular minhota, dá início ao último fim de semana do mês com concerto no dia 26. No dia seguinte, há espetáculo do Teatro e Marionetas de Mandrágora, de Espinho. Elsa Pinho encerra a programação no dia 28, domingo, com Sozinha, uma peça teatral que dá protagonismo às mulheres do Norte de Portugal.