O trabalho de Joana Teixeira foi apresentado virtualmente esta semana num congresso internacional.

A investigadora Joana Teixeira, natural de Fafe, publicou recentemente um artigo científico na revista internacional Journal of Tourism and Heritage Research. Na publicação, deu a conhecer os santuários do Bom Jesus do Monte, em Braga, e de Porto de Ave, em Póvoa de Lanhoso, através de uma rota turística.

O trabalho foi então apresentado virtualmente esta semana durante o Congresso Internacional Científico-Professional de Turismo Cultural. O evento foi organizado pela Universidade de Córdoba, em parceria com outras universidades espanholas e da América Latina.

“Nos Passos de Maria e Jesus: Proposta de Rota pelos Santuários de Nossa Senhora de Porto d’Ave e do Bom Jesus do Monte (Portugal)” é o nome do artigo de 40 páginas. Sobre este, Joana Teixeira conta ao jornal O Minho que a ideia surgiu depois de, nos últimos dois anos, ter trabalhado como guia turística em Braga, revelando também que o santuário de Porto de Ave fez parte da sua infância.

A investigadora fafense explica que o artigo científico aborda o património e a devoção do povo. “Há a descrição do património desses santuários, todos os passos, e explico ainda a devoção dos portugueses, tanto a Jesus como a Maria”, salienta.

Numa nota pessoal, Joana Teixeira diz ainda que a região do Minho “é privilegiada” em Portugal. Tanto no “sentido gastronómico como no sentido climático, apesar da chuva”, afirma, acrescentando que a região minhota “é procurada pela sua beleza, porque se come bem, as pessoas são simpáticas e hospitaleiras e por causa da paisagem”. Não esquece também as tradições, “em particular falando das romarias, que a pandemia retirou”.