Vitória suada garante regresso aos triunfos para os minhotos.
A Juventude de Viana recebeu, esta terça-feira, o HC “Os Tigres”. Em jogo em atraso, a contar para a 13.ª jornada do principal escalão de hóquei em patins nacional, os vianenses levaram a melhor sobre os ribatejanos e venceram por 5-4.
A atravessar uma fase negativa da temporada, a turma minhota entrou em campo à procura do regresso às vitórias. O início da partida foi equilibrado, com oportunidades para ambos os lados, mas foi o conjunto de Viana do Castelo a chegar primeiro ao golo. Gustavo Lima foi travado em falta e Remi Herman aproveitou a grande penalidade para colocar a equipa da casa na frente do marcador, à passagem do minuto 14.
Apesar do golo, o encontro continuou dividido, com ambas as equipas a terem dificuldades em encontrar o caminho para a baliza. Contudo, nos instantes finais da primeira metade, os forasteiros chegaram ao golo da igualdade. Numa jogada de insistência, João Maló rematou de longe e bateu o guardião Jorge Correia. Com apenas 24 segundos no relógio, o placard não sofreu alterações e as equipas foram para o descanso empatadas a um golo.
A segunda parte começou da melhor maneira possível para os homens de André Azevedo e o domínio da turma minhota resultou em dois golos de rajada, dentro do quinto minuto. Primeiro foi Gustavo Lima a finalizar livre de marcação para o 2-1 e, de seguida, uma jogada de envolvimento coletivo culminou no terceiro golo para a equipa da casa, apontado por Gonçalo Neto.
O conjunto visitante foi à procura da reação, mas o guarda-redes dos vianenses mostrou-se à altura do desafio e negou as tentativas da equipa de Almeirim. Aos 17 minutos da segunda metade, os homens do HC “Os Tigres” cometeram a 10ª falta e, na conversão do livre direto, Remi Herman bisou e fez o 4-1. Contudo, os minutos finais trouxeram a resposta dos visitantes. Em dois minutos, Filipe Bernardino faturou por duas vezes e reduziu a desvantagem para apenas um golo.
Alarmados pelo retorno do adversário, a equipa minhota foi à procura de carimbar o triunfo. Em contra-ataque, Diogo Casanova assistiu Xico Silva, que fez o quinto tento para os da casa. Contudo, os ribatejanos não desistiram e a pouco mais de um minuto do fim, Filipe Bernardino fez o hat-trick e fixou o resultado final em 5-4, favorável ao conjunto minhoto.
Com esta vitória, a Juventude de Viana iguala a AD Valongo em termos pontuais e mantém o oitavo posto, com 22 pontos conquistados. O próximo confronto da equipa vianense é a receção ao FC Porto, que está agendada para as 17 horas do próximo sábado, dia 20.
Recorde ainda: Famalicense AC empata em casa frente ao SC Tomar