A atleta venceu a prova em Pista Coberta, mas acabou desqualificada por uma alegada irregularidade no calçado.
Mariana Machado venceu, este fim-de-semana, o Campeonato Nacional de 1.500 metros em Pista Coberta realizado no Altice Forum Braga, mas a vitória foi-lhe retirada na secretaria. Segundo a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a atleta bracarense infringiu a regra TR 5.5 relativa a calçado irregular, e foi consequentemente desclassificada da prova.
Em declarações ao jornal O MINHO, Sameiro Araújo, treinadora da atleta minhota, informou que já foi colocada em curso uma ação de protesto. Segundo a mesma, “todas as atletas passaram pela câmara de chamada onde o equipamento foi verificado, e, caso os juízes considerassem o calçado irregular, então não deveriam ter deixado a atleta competir”.
Para além disso, a vereadora do Desporto na Câmara de Braga acrescentou que “a FPA nunca avisou os atletas que não poderiam utilizar aqueles sapatos, nem o regulamento da prova menciona o que quer que seja”.
A decisão final dos juízes ainda não foi tomada, pelo que ainda pode ser revertida a favor de Mariana Machado e a vitória devolvida à mesma. Até lá, a atleta do SC Braga está convocada para as provas de 800 e 3.000 metros a disputar este domingo, mas a sua participação ainda não está confirmada, dada que está a meias com uma lesão.