No seguimento da Associação Académica da Universidade do Minho ter pedido a proibição imediata da utilização da plataforma “Respondus” – um software criado para deteção de fraude académica na realização de exames online, o ComUM falou com Marta Ferreira, presidente-adjunta externa da AAUM, para saber mais sobre o pedido.

ComUM – Qual a principal motivação para a elaboração deste pedido à Reitoria?

Marta Ferreira – A motivação que esteve na origem deste pedido foi, sobretudo, as queixas que temos vindo a receber por parte dos estudantes, que nos relatam desconforto, perante o facto de esta ser uma plataforma invasiva, na medida em que prevê o acesso à imagem e som dos seus computadores. Da mesma forma, muitos estudantes estão a ter problemas com os seus equipamentos informáticos, o que que afeta o seu desempenho nos momento de avaliação, provocando, naturalmente, um acréscimo de ansiedade.

ComUM – A AAUM garante haver “formas alternativas para garantir a idoneidade das provas realizadas pelos estudantes”. Neste sentido, quais seriam as possíveis soluções apresentadas para a ferramenta “Respondus” ?

Marta Ferreira – À semelhança daquilo que aconteceu no segundo semestre do ano letivo anterior, quando foi necessária uma adaptação dos métodos de avaliação, encontraram-se alternativas para a realização destes momentos, em formato online. Mais uma vez, é necessário fazê-lo, junto das comissões de curso, onde os alunos podem intervir na decisão de estratégias e métodos a adotar.

ComUM – Na opinião da AAUM, quais são os principais objetivos por parte da UM com a utilização de uma ferramenta que viola a privacidade e gera ansiedade nos estudantes, tal como referido no comunicado?

Marta Ferreira – Consideramos que essa é uma pergunta a ser dirigida à Universidade do Minho. Não obstante, se é necessário garantir a idoneidade das provas é, mais ainda, garantir as condições de segurança dos estudantes nos momentos de avaliação, quer seja na proteção dos seus dados, dos seus equipamentos informáticos ou na garantia de uma plataforma que promova as condições necessárias para a realização destes momentos.