A Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha “+ Cidadania” destina-se a toda a comunidade educativa do 1.º Ciclo.

A Câmara Municipal de Esposende desenvolveu uma plataforma educativa digital, destinada a toda a comunidade escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Vai ser apresentada às 18h30 do dia 2 de março, numa sessão que decorrerá via Zoom.

Este projeto tem sido desenvolvido anualmente, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal CIM Cávado. Este é o quarto ano letivo em que o mesmo se encontra em vigor. Tem tido um papel bastante relevante na dinamização educativa e formativa do concelho. O seu objetivo é a promoção de um ambiente de aprendizagem marcado pela tecnologia, direcionado para o trabalho colaborativo e a partilha de ideias.

Promove a realização de formação para docentes, os quais são incentivados a utilizar o recurso como instrumento do ensino à distância. Proporciona igualmente atividades interativas que possibilitam aos alunos a consolidação de aprendizagens, integrando ainda vários concursos e desafios.

Inserido nesta plataforma, este ano iniciou-se igualmente o projeto piloto “Ensinar e Aprender Português”. Este disponibiliza várias atividades digitais, que possibilitam a aprendizagem, recuperação e consolidação de competências nos domínios da leitura e da escrita. Engloba um total de 170 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade do Município de Esposende.

Visando sempre a promoção do sucesso escolar e o desenvolvimento de competências essenciais, destaca-se ainda o projeto “No poupar está o Ganho!”, no qual participam 161 alunos do 3.º e do 4.º de escolaridade. Tem como finalidade incutir e sensibilizar os alunos para algumas noções financeiras.