O objetivo é salvaguardar os interesses e as aspirações dos jovens ao estreitar a relação entre a autarquia e as associações juvenis.
Os municípios de Arcos de Valdevez, Braga, Caminha, Monção e Viana de Castelo são membros fundadores da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Esta iniciativa tem como principal objetivo fomentar uma relação de maior proximidade e colaboração entre o movimento associativo juvenil e a autarquia vianense, à semelhança do que já acontece noutros municípios.
A autarquia de Viana do Castelo assume um compromisso de implementar medidas que assegurem os interesses e o futuro dos jovens, bem como a valorização do seu papel e da sua importância para o progresso da sociedade. Como premissa para a manutenção do seu lugar nesta rede, o município de Viana terá de elaborar um Plano Municipal de Juventude.
Este convite trata-se de um reconhecimento das várias iniciativas de apoio à juventude que o concelho tem vindo a desenvolver. Destacam-se alguns projetos como a criação do Cartão Jovem Municipal, a elaboração do Conselho Municipal da Juventude e o projeto “Náutica nas Escolas”. Em adição, a autarquia tem viabilizado concursos de apoio ao empreendedorismo e à cultura e bolsas de estudo para o ensino superior. Por outro lado, o município tem financiado a reabilitação e a construção da sede de algumas associações juvenis. Promove ainda uma revista trimestral, onde os movimentos da juventude podem expressar as suas ideias e divulgar os seus projetos.
Ao englobar esta rede, os municípios têm acesso a uma estrutura nacional que permite a partilha de iniciativas e práticas municipais relacionadas com os jovens. Beneficiam ainda da participação prioritária e acesso a cimeiras e seminários sobre “Associativismo e Juventude”. Têm igualmente direito ao “Selo de Município Amigo da Juventude”, personalizado a cada Município.