O grupo de trabalho para a elaboração dos planos de arquitetura e engenharia foi criado em maio de 2020.

A nova sede da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) está para breve. Na reunião do Conselho Geral desta segunda-feira foi apresentado o resultado do estudo prévio elaborado durante o mês de fevereiro.

A explicação sobre os avanços do dossiê ficou ao cargo do pró-reitor das infraestruturas na Universidade do Minho, Paulo Cruz. Segundo o responsável, o estudo prévio está concluído e, por isso, estão em condições de abordar empresas para proceder à elaboração do projeto na especialidade. Segue-se a abertura de concurso para a construção da sede, no campus de Gualtar. Ultrapassadas as burocracias, Paulo Cruz acredita que são necessários entre “oito a nove meses” para ter a nova casa da AAUM pronta.

Salienta-se que o objetivo é que a construção seja “faseada”, uma vez que os recursos financeiros da AAUM são finitos. Deste modo, a prioridade vai ser a construção do espaço administrativo e as salas dedicadas aos grupos culturais. O edifício vai nascer no terreno entre o Instituto de Educação e o Complexo Pedagógico II, junto à Vivenda Sameiro. O bar da associação vai ficar instalado na “Casa Agrícola”.

Tal como a RUM avança, existe a intenção de criar uma pequena zona comercial no local. A nova sede vai contar com um auditório e um anfiteatro verde. Além disso, está a ser ponderada a criação de um lago. O pró-reitor assegura que muitas das árvores na zona envolvente não vão ser afetadas pela construção.

O antigo dirigente da AAUM, Nuno Reis, apela a que seja dado um ritmo acelerado durante este período de pandemia. A intenção é que a nova sede da associação seja uma realidade “o mais brevemente possível”.