Jogo de parada e resposta pendeu para os homens da casa.
O OC Barcelos deslocou-se, este sábado, até ao reduto do FC Porto. Em jogo a contar para a jornada 18 do principal escalão do hóquei nacional, os barcelenses foram derrotados por 8-6 e viram os portistas aproximarem-se na tabela classificativa.
O equilíbrio foi a palavra de ordem dos primeiros minutos do encontro. Porém, os homens da casa gradualmente assumiram o controlo da partida e mostraram-se mais perigosos. Fruto deste domínio, os azuis e brancos chegaram ao primeiro golo ao minuto 11, através de um livre direto de Gonçalo Alves. Logo a seguir, Di Benedetto ampliou a vantagem dos dragões.
Os atuais líderes do campeonato procuraram reagir aos golos sofridos de forma consecutiva. Voltaram a estabelecer o equilíbrio e, à passagem do minuto 15, uma jogada individual finalizada pelo veterano Reinaldo Ventura colocou o marcador em 2-1. Contudo, a cinco minutos do intervalo, os visitados beneficiaram de uma grande penalidade e Gonçalo Alves bisou. Num jogo de parada e resposta, apenas dez segundos depois, Joca fez o 3-2, resultado que se manteve até ao final da primeira metade.
A segunda parte começou da pior forma para a turma comandada por Rui Neto. Logo no primeiro minuto, Gonçalo Alves voltou a faturar e a dar uma margem de dois golos aos caseiros. Apesar do mau início, os barcelenses voltaram a dar uma resposta à altura e a 18 minutos do final, Reinaldo Ventura colocou o placard em 4-3. Os forasteiros partiram à procura do empate e aos nove minutos da segunda metade, Luís Querido fez o 4-4. A intensidade e a capacidade de finalização de ambos os conjuntos foram a imagem de marca do jogo. Logo a seguir ao empate, Rafa devolveu a liderança ao FC Porto.
Um minuto depois, Tomás Pereira reestabeleceu a igualdade no marcador. Porém, os dragões voltaram a assumir as rédeas do encontro e dentro do mesmo minuto, o capitão Reinaldo Garcia bisou e colocou a sua equipa a vencer por 7-5. De seguida, um remate de longe de Gonçalo Alves valeu o oitavo tento do conjunto portista. Até ao final, Reinaldo Ventura chegou ao hat-trick e ditou o resultado final: 8-6, favorável aos dragões.
Com este desaire, a formação minhota interrompe uma série de três vitórias consecutiva, mas mantém a primeira posição com 42 pontos conquistados. Na próxima jornada, o OC Barcelos recebe a Juventude de Viana, num dérbi minhoto agendado para as 18h do próximo sábado, dia 13.
Recorde ainda: HC Braga vence dérbi minhoto contra a Juventude de Viana