A iniciativa foi criada no primeiro confinamento.

À semelhança de outras instituições, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL) encontra-se temporariamente encerrada ao público no âmbito do estado de emergência. No entanto, de forma a oferecer a possibilidade de se continuar a ler, de forma gratuita, a biblioteca implementou novamente o projeto “Livros à Porta”.

A iniciativa trata-se então do serviço de empréstimo de livros, DVDs e outros documentos, disponibilizados aos munícipes através do catálogo online da BMPL. “Manter as comunidades atentas, alertas, informadas e ligadas à sua biblioteca” é o principal objetivo do “Livros à Porta”.

Os livros, filmes e CDs requisitados poderão estar no domicílio do leitor até um período máximo de 30 dias. Após a devolução dos documentos à porta da biblioteca, estes entrarão em quarentena, num espaço isolado e arejado, durante três dias, e serão devidamente desinfetados e higienizados.

Este serviço destina-se a todos os munícipes limianos e poderá ser solicitado por qualquer leitor em qualquer ponto do concelho. Desta forma, a biblioteca realiza um serviço público de proximidade e responde às necessidades dos seus utilizadores.