Ministério da Educação confirma medida que dá poder aos professores para obrigar os alunos a ter a câmara ligada durante as aulas.

Com as aulas online os professores são muitas vezes confrontados com um ecrã escuro como se estivessem a falar apenas para si próprios. Com isto, o Ministério da Educação veio confirmar esta quinta-feira, à Lusa, o poder dos professores para obrigar os alunos a manter a câmara ligada durante as aulas.

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), argumenta que “não ver os alunos, não perceber se estão motivados ou não, se estão a acompanhar o que estamos a dizer torna o trabalho do professor muito mais difícil”.

Esta medida serve então para aumentar a interação dos professores com os alunos e vice-versa, interação essa que já é muito limitada com as aulas online. O Ministério da Educação confirma que que os professores podem obrigar os alunos a ter a câmara ligada, argumentando estar-se em contexto de sala de aulas, não havendo divulgação das imagens.