A iniciativa visa tratar diversos aspetos referentes à importância da responsabilidade social dos museus.
“Museus e Responsabilidade Social – Participação, Redes e Parcerias” é uma conferência bilingue (português e inglês, com tradução instantânea) que vai acontecer entre os dias 23 e 24 de março. A Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão (RMVNF) é então uma das convidadas do projeto, que vai participar numa mesa redonda.
A iniciativa, organizada pelo Ministério da Cultura através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), visa tratar diversos aspetos referentes à importância da responsabilidade social dos museus. Este aspeto é uma das prioridades culturais para a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE). que pretende contribuir para “o desenvolvimento de sociedades mais coesas e solidárias”.
A Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão é, pois, uma das participantes da conferência, que estará presente na mesa redonda “Redes de Museus em Portugal à escala nacional e territorial: experiências e perspetivas”. Esta sessão, a acontecer no dia 23, pelas 16 horas, será moderada por Isabel Fernandes e conta com a participação de Rita Jerónimo (DGPC), Mariana Jacob Teixeira (RMVNF) e Margarida Moleiro (Rede de Museus do Médio Tejo).
Em comunicado, a Autarquia famalicense salienta que este convite “é reflexo da notoriedade nacional que o Município de Vila Nova de Famalicão tem alcançado no âmbito do seu panorama museológico local”. Segundo o Município, estes progressos devem-se, sobretudo, ao “investimento em programas de capacitação dos seus profissionais e estabelecimento de parcerias e de programação de projetos em rede”, entre outros pontos fortes.
“Museus e Responsabilidade Social – Participação, Redes e Parcerias” é a segunda iniciativa de um ciclo de três conferências do Trio de Presidências do Conselho da União Europeia: Alemanha, Portugal e Eslovénia. A primeira conferência realizou-se a 17 e 18 de setembro de 2020, no quadro da presidência alemã, e a terceira decorrerá nos dias 23 e 24 de setembro de 2021, já no âmbito da presidência eslovena.
Neste evento, são parceiros da DGPC a NEMO (Network of European Museum Organisations) e a Associação de Museus da Eslovénia. A participação é gratuita e aberta a todos, mediante inscrição prévia até ao dia 12 de março.