O pedido da freguesia bracarense vem no seguimento da intenção municipal de classificar fontanários da cidade.

Perante a iniciativa do Município de Braga de classificar cinco fontes históricas da cidade, a Junta de Freguesia de São Vicente solicitou a inclusão do Fontanário das Fontaínhas. Em comunicado, o executivo local defende o Fontanário das Fontaínhas, situado na praça homónima, como “uma curiosa e interessante peça granítica”.

Assente numa taça, vê-se a figura mitológica de Atlas que, com os braços amputados, carrega o mundo (Cosmos) às costas. Com inspirações bucólicas, o Cosmos vê-se repleto de figuras de alto relevo, entre outros elementos. “Três/quatro crianças, várias outras [figuras] de algumas estrelas e outras ainda de pequenos animais, que se julga serem ovelhas”, esclarece a nota.

Recorde-se que a autarquia bracarense comunicou recentemente a intenção de atribuir o estatuto de Bem Cultural de Interesse Municipal a cinco fontanários da cidade, tendo iniciado o processo com a Fonte do Pelicano. As fontes do Castelo, do Campo das Hortas, de Santiago e do Largo Carlos Amarante são as restantes em vias de classificação.