O programa de formação transversal para os trabalhadores dos SASUM arranca na próxima semana e prolongam-se até ao mês de abril.

Com a suspensão das atividades letivas e de avaliação presenciais em toda a Universidade do Minho, e a consequente redução da atividade económica, os métodos de trabalho dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) sofreram também alterações. Perante a nova realidade, o serviço da academia minhota decidiu apostar em formações online que vão abranger trabalhadores do Departamento Alimentar e do Departamento de Desporto e Cultura.

O programa de formação transversal promovido pelos SASUM tem como objetivo “reforçar as competências profissionais dos trabalhadores e contribuir para a sua valorização pessoal e estabilidade emocional, bem como para um quadro motivacional elevado”, revela o administrador da unidade, António Paisana. As formações arrancam na próxima semana e prolongam-se até ao mês de abril, nos campi de Gualtar e Azurém.

As temáticas abordadas na iniciativa prendem-se não só com o exercício de funções dos trabalhadores, como também conteúdos mais abrangentes e transversais com impacto noutras esferas das suas vidas. “Neste momento difícil que todos estamos a viver, devemos encontrar oportunidades para capacitar os serviços e disponibilizar ferramentas aos trabalhadores para se sentirem mais motivados, não só nas suas tarefas diárias como na sua vida pessoal e familiar”, explica António Paisana.

O assistente operacional num dos bares dos SASUM Carlos Sousa caracteriza este programa de formações de forma positiva, por proporcionar novas aprendizagens. “Não é normal termos este tipo de formações e achei muito importante trabalharmos a parte psicológica”, afirma, demonstrando especial interesse pela sessão sobre saúde mental e bem-estar. Já Armando Lobo, em funções no Restaurante Panorâmico, também se mostra motivado com a iniciativa. “É sempre bom, sentimo-nos úteis, aprendemos sempre e valorizámo-nos”, reflete.

As formações vão ser ministradas à distância pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e pela Promofitness. Por outro lado as sessões de valorização pessoal estão asseguradas através da colaboração de docentes da Escola de Medicina e do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Durante as pausas da manhã e da tarde vão ser facultadas aulas de ginástica laboral a todos os formandos, de modo a estimular a prática de atividade física e comportamentos saudáveis.