Dois golos na segunda parte ditaram a vitória da equipa minhota.

Esta quinta-feira, o SC Braga recebeu a equipa do Portimonense, no Estádio Municipal de Braga, numa partida a contar para a jornada 16 da Liga NOS. Num duelo intenso, os minhotos venceram por 2-1, depois de uma reviravolta no marcador.

O jogo começou melhor para o conjunto de Portimão. Logo aos três minutos, Luquinha teve na cabeça a primeira oportunidade do encontro, depois de um cruzamento de Henrique. Contudo, a bola saiu perto do poste da baliza defendida por Matheus.

Apesar do bom arranque do conjunto forasteiro, o SC Braga dispôs da sua primeira ocasião, ao minuto dez, quando Al-Musrati descobriu Galeno à entrada da área. Porém, o remate do número 90 saiu muito por cima da baliza do Portimonense.

Não obstante à oportunidade do brasileiro, os minhotos não estavam a conseguir impor o seu jogo e o primeiro golo surgiu na baliza contrária, ao minuto 24. Beto ganhou a Rolando, em velocidade, e cruzou rasteiro para Aylton Boa Morte, que só precisou de encostar para carimbar o golo da equipa orientada por Paulo Sérgio.

A desvantagem no encontro despertou a reação dos bracarenses e, à passagem do minuto 33, Ricardo Horta ficou a milímetros de empatar a partida. No entanto, o internacional português não conseguiu tocar na bola da melhor maneira, na sequência de um cruzamento de Ricardo Esgaio.

Os algarvios não se limitaram a segurar a vantagem e, sete minutos depois, podiam mesmo tê-la aumentado. Luquinha adiantou a bola, deixou Rolando para trás, e isolou Beto. Todavia, o avançado português rematou à figura.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o SC Braga estava mais pressionante e procurou, incessantemente, igualar o marcador. Ao minuto 41, Sporar tabelou com Galeno, porém o extremo não estava de pontaria afinada e o remate saiu ao lado da baliza defendida por Samuel Portugal.

Antes do término da primeira parte, houve tempo para mais um lance perigoso dos minhotos. Após cruzamento de Ricardo Esgaio, Lucas Piazon não foi capaz de alterar o marcador e o remate saiu ao lado da baliza dos homens de Portimão. Ambas as equipas regressaram aos balneários com a vantagem do Portimonense, por uma bola.

No retomar do encontro, as ocasiões tardaram a aparecer e só surgiram à lei da bomba. Volvidos 62 minutos desde o início do jogo, André Horta serviu Lucas Piazon que, de fora de área, fez um remate potente, sem qualquer hipótese de defesa para Samuel Portugal. Estava assim reposta a igualdade no placard. O golo deu uma motivação extra aos bracarenses que, sete minutos depois, ficaram perto de fazer o segundo, contudo, o estreante Sporar não foi além de um remate às malhas laterais.

Aos 70 minutos, depois de tanta procura dos minhotos pelo golo, o árbitro assinalou uma grande penalidade favorável aos homens liderados por Carlos Carvalhal. Na conversão, Ricardo Horta não vacilou e colocou o SC Braga a vencer, pela primeira vez desde o início do duelo.

A desvantagem no resultado levou o Portimonense a subir no terreno e, aos 88 minutos, na sequência de um livre cobrado do lado esquerdo do terreno, Lucas Tagliapietra obrigou Matheus a fazer uma excelente defesa. O guardião segurou a vantagem do SC Braga e o marcador não sofreu alterações até ao final do jogo, que terminou com a vitória dos minhotos por 2-1.

Com este triunfo, o SC Braga reforça a terceira posição na tabela classificativa e encurta a distância para o segundo lugar. Os minhotos voltam a entrar em campo no próximo domingo, frente ao FC Porto, num jogo a contar para a jornada 17 da Liga NOS.

Recorde ainda: Gil Vicente soma quinta derrota consecutiva frente ao FC Paços de Ferreira