Repensar os hábitos do consumo é o alerta deixado por Cátia Curica.

No âmbito da iniciativa “Desperta os teus sentidos”, promovida pela Society Loving the Planet Minho, realizou-se esta quinta-feira uma conversa sobre a relação entre a poluição e o tato. A conversa incidiu, principalmente, nas consequências do uso de cosméticos na pele.

Nesta conversa esteve presente Cátia Curica, presidente da marca portuguesa Organii, que mostrou a sua opinião sobre o tema. Um dos tópicos discutidos foi a utilização de produtos sintéticos na pele dos bebés e as consequências que daí poderão advir.

Relativamente a esta questão, Cátia Carica sublinhou a impossibilidade de os produtos de cosmética serem efetivamente absorvidos pela pele, fruto da sua constituição. Enfatizou também a forma como são produzidos, não trazendo assim real vantagem para o consumidor, mas sim o seu contrário.

Cátia Curica, explicou que “a absorção destas substâncias por parte do corpo irá obrigar a que este as elimine, por não lhe serem úteis”.  Além disso, referiu também que “simples atitudes como a lavagem dos bebés à saída da maternidade podem trazer consequências negativas”, uma vez que esta prática não torna possível a absorção de substâncias essenciais, benéficas para a pele.

Cátia Curica defendeu ainda que a utilização de produtos não naturais “pode trazer consequências a longo prazo”. No entanto, não descarta a utilização de abordagens integradas e alternadas, quando necessário.

Sobre as vantagens e desvantagens da compra de produtos naturais, a CEO da Organii crê na necessidade da existência de uma “educação” por parte do consumidor, de forma a que este se aperceba que a sua preferência, muitas vezes por produtos não naturais, pode ter um forte impacto e conduzir a graves situações de poluição mesmo que indiretamente.

Como mensagem a reter, Cátia Curica defendeu ser possível encontrar vários produtos de higiene totalmente naturais e a um preço acessível, “cabendo assim a cada cidadão fazer a sua escolha”. Esta sexta-feira, às 21 horas, realiza-se o último painel da iniciativa “Desperta os teus sentidos”, com incidência sobre o paladar e tem como convidada Maria Silva, chefe de gastronomia funcional e integrativa.