Uma Noite em Miami, dirigido por Regina King, foi lançado a 25 de dezembro de 2020. A ação do filme desenvolve-se num encontro ficcional entre Malcolm X, Muhammad Ali, Jim Brown e Sam Cooke, após a vitória de Ali sobre Sony Liston, em fevereiro de 1964.
O drama biográfico estadunidense inicia-se apresentando a vida de cada uma das personagens antes da noite do grande combate. Para quem não está familiarizado com a história destes nomes e com a história da cultura negra, é nestes primeiros minutos do filme que é feita uma contextualização de quem é cada homem.
Malcolm X foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos e foi o fundador da Organização para a Unidade Afro-Americana. Fez parte da Nação do Islã e nutria um profundo ódio aos homens brancos. Muhammad Ali, nascido Cassius Clay, foi um pugilista americano e foi considerado um dos melhores da história do boxe. Mais tarde converteu-se ao Islamismo (que o levou a alterar o nome) e também lutou contra o racismo, tendo tido Malcolm X como seu mentor espiritual e político.
Jim Brown é um ex-jogador profissional de futebol americano e ator. Fez parte dos Cleveland Browns e foi considerado um dos maiores jogadores de futebol americano de todos os tempos. Sam Cooke foi um artista, cantor e empresário estado-unidense. Atualmente, é considerado por muitos como o fundador da soul music, sendo mesmo denominado The King of Soul.
O que é que une estes homens? O facto de serem negros reconhecidos e com um certo poder e reconhecimento na sociedade. Assim, é precisamente nesse ponto que todo o enredo se baseia. Após a vitória de Muhammad Ali, os quatro ícones vão para um quarto de hotel celebrar. No entanto, o que seria uma noite de celebração rapidamente se transforma numa discussão, por vezes acesa, sobre o papel de cada um no movimento dos direitos civis e revolta cultural dos anos 60.
Apesar da extensa duração do diálogo entre estas figuras que poderia tornar-se monótona, tal não acontece, uma vez que a dinâmica entre o que é dito e a forma como é dito levam-nos a interessar-nos de tal forma na história que nem nos apercebemos da passagem do tempo. São referidos inúmeros factos históricos sobre a cultura negra e sobre cada uma das figuras de forma genial e interligados de forma a dar sentido a ação do filme, mas também à cronologia dos factos verídicos.
As cores do filme remetem-nos com exatidão para os anos 60, onde decorre a ação. A banda sonora foi escolhida pormenorizadamente com músicas que traduzem o movimento. A performance dos atores Kingsley Ben-Adir (Malcolm X), Eli Goree (Muhammad Ali), Aldis Hodge (Kim Brown) e Leslie Odom Jr. (Sam Cooke) é, sem dúvida, digna de Óscar.
É de realçar a genialidade de Regina King na direção de Uma Noite em Miami. A produtora tornou percetível toda a ação e fez com que o espectador, mesmo sem qualquer tipo de envolvimento sentimental e histórico, se sinta preso à ação.
Título Original: One Night in Miami
Realização: Regina King
Argumento: Kemp Powers
Elenco: Kingsley Ben-Adir, Eli Goree, Aldis Hodge, Leslie Odom Jr.
EUA
2020