Investigador do Centro de Engenharia Biológica é uma referência internacional em ciências agroalimentares.
A Universidade do Minho entregou esta quarta-feira, na cerimónia do seu 47.º aniversário, o Prémio de Mérito Científico 2021 a António Vicente. O premiado é então investigador do Centro de Engenharia Biológica e professor e vice-presidente da Escola de Engenharia. Esta distinção é atribuída anualmente a um docente da UMinho que se tenha destacado pela sua atividade de investigação.
“É reconfortante ver a instituição que eu sirvo há tantos anos, onde comecei o meu percurso profissional, reconhecer o meu trabalho”, afirma Vicente, em declarações ao jornal online NÓS. “Na verdade, é um reconhecimento extensível a todas as pessoas que trabalharam comigo e também à minha família. Sem esse apoio não teria sido possível”, acrescenta o investigador.
António Vicente nasceu no Porto há 49 anos, tendo concluído o doutoramento em Engenharia Química e Biológica em 1998 e a agregação em 2010 pela UMinho. Atualmente é uma referência internacional em ciências agroalimentares, com inovações em ecoembalagens, compostos funcionais e bioativos, bem como nanossistemas para alimentos.
Em 2015 e 2017, Vicente venceu os Food and Nutrition Awards na categoria de investigação. O docente e investigador pertence ainda ao Júri do Prémio Nacional da Agricultura desde a sua criação, em 2012, e está entre os seis mil cientistas mais citados do mundo, para a Clarivate Analitics.
O Prémio de Mérito Científico foi criado em 2009 e, desde então, já foi atribuído a 13 professores da UMinho. Entre os laureados estão nomes como Nuno Peres (Escola de Ciências), Rui L. Reis (Escola de Engenharia, hoje no I3B’s) e Moisés de Lemos Martins (Instituto de Ciências Sociais).