O lançamento aconteceu esta quarta-feira, dia em que se celebrou o 47.º aniversário da Universidade do Minho.

“Caminho – Portal de conhecimento e memória” é o nome do novo portal online que dá acesso aos registos guardados nas bibliotecas e arquivos da Universidade do Minho (UMinho). A plataforma digital, que pode ser usada gratuitamente, agrega mais de 1,4 milhões de exemplares associados à academia.

Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, diz que este projeto “é mais um exemplo de como a UMinho se quer voltada para o exterior, na disponibilização de serviços às populações, à região e ao país”. Vieira de Castro acrescenta que “este é um momento de alegria e onde vemos confirmado o espírito que nos move: o de uma instituição focada na qualificação das pessoas”.

O projeto, idealizado desde 2014, foi sendo desenvolvido nos últimos anos. Os registos disponibilizados são provenientes do Arquivo Digital de Braga, da Biblioteca Pública de Braga, da Sociedade Martins Sarmento e das Bibliotecas Universitárias da UMinho.

O reitor destaca, assim, a colaboração institucional de todas as partes que nele colaboraram numa lógica de “rede”. “O processo foi longo e trata-se de um sistema vasto e complexo, mas o resultado é estimulante”, afirma Vieira de Castro.

Já Luís Valente de Oliveira, presidente do Conselho Geral da UMinho, salienta que este novo portal “é um salto enorme”, mobilizando os utilizadores para o conhecimento. O responsável garante ainda que não tem dúvidas de que este projeto “vai modificar a sociedade”.

O diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, Eloy Rodrigues, assinalou a “grande mais-valia” que o portal Caminho vai trazer. Rodrigues destaca que é necessária “consolidação” e que, a curto prazo, o catálogo vai aumentar com a integração da UMinho Editora e dos núcleos museológicos associados à Universidade.