Quarto set não reflete a prestação dos marujos na partida.

O VC Viana deslocou-se, este sábado, até ao terreno do SC Caldas para disputar a ronda 11 da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol. Os vianenses venceram o confronto por 2-3.

O primeiro set da partida foi bastante renhido. O SC Caldas entrou melhor na partida, mas cedo os vianenses foram atrás do resultado. Nuno Teixeira conseguiu somar três pontos de bloco para os marujos e o oposto Edson voltou a ser muito solicitado pelo distribuidor. Apesar do bom nível de voleibol apresentado, a equipa das Caldas da Rainha venceu o primeiro set pela margem mínima, 25-23. Já no segundo set, a turma do Minho superiorizou-se ao adversário e foi mais consistente.

Desta vez, o capitão Miguel Cunha esteve muito presente no jogo dos marujos e conseguiu fazer seis pontos no parcial. Os pupilos de João Franco mantiveram-se coesos durante todo o set e fizeram o 20-25, reestabelecendo a igualdade no marcador. O terceiro parcial voltou a mostrar um VC Viana muito forte no ataque. Os marujos não baixaram a intensidade e conseguiram segurar vantagem no marcador. Contudo, os leirienses responderam bem ao jogo, mas o set sorriu aos vianenses por 17-25.

No quarto set, a equipa de Viana do Castelo entrou bem no ataque, mas a turma da casa conseguiu responder. Aos 6-6, os vianenses tiveram várias tentativas de fechar o ponto, mas a defesa do SC Caldas contrariou os ataques e a turma da casa passou para a frente do marcador. Nesta fase, o conjunto do Minho mostrou-se um pouco impaciente, permitindo ao adversário um parcial de 4-0. João Franco reuniu a equipa e lançou João Pontes no jogo, mas no regresso ao campo os leirienses continuaram a mostrar a superioridade.

Os marujos cometeram muitos erros ao longo do quarto set e a equipa da casa conseguiu somar uma grande vantagem no marcador, deixando os vianenses numa situação complicada. João Cardia entrou para o lado minhoto, mas os caldenses já tinham somado um parcial de 10-0. Até ao final do set a equipa de Viana do Castelo ainda cometeu mais erros. João Pontes tentou recorrer a Edson Valência, mas o venezuelano também não conseguiu fechar muitos pontos.

Num parcial menos positivo para os vianenses, o SC Caldas fez o 25-11. Com este resultado, que mostra as dificuldades sentidas pelos marujos, os pupilos de Frederico Casimiro conseguiram prolongar a partida até ao quinto set. No último set da partida, João Franco voltou a alinhar com o seis titular.

Edson Valência abriu o set com um excelente bloco individual e a equipa do VC Viana mostrou-se mais concentrada e focada do que no parcial anterior. Apesar do bom começo no quinto set, os caldenses conseguiram ir atrás do resultado e, aos 5-5, João Franco pediu pausa técnica para reorganizar a equipa.

O jogo continuou disputado e a presença dos minhotos no bloco foi notória, muito por intermédio dos centrais Nuno Teixeira e Alexandre Moreira. O quinto set foi bastante frenético para ambos os lados, mas acabou por dar a vitória aos vianenses por intermédio do melhor pontuador, Edson Valência, que somou 25 pontos pessoais na partida. O placard marcou 12-15 para os marujos, que fecharam a partida em 2-3.

Com este resultado, o VC Viana soma mais uma vitória da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol. Os marujos disputam, este domingo, a partida relativa à ronda seis da Série dos Primeiros, em Viana do Castelo, frente, novamente, ao SC Caldas.

Recorde ainda: Vitória SC volta a vencer na Série dos Últimos