A Câmara Municipal da Viana do Castelo celebra o centenário da morte do escritor João da Rocha desde o dia 1 de fevereiro até ao final de 2021.

O município elaborou um programa com diversas atividades que se realizarão ao longo do ano de forma a homenagear um dos mais ilustres escritores e figuras públicas da cidade. Atividades como a apresentação do livro “A Sabedora da Paciência: Antologia do Centenário de João da Rocha (1868-1921)” a 21 de março, o Colóquio do Centenário a 19 de junho ou a sessão pública de lançamento do tomo 55 dos Cadernos Vianenses fazem parte do leque de atividades possíveis de participar.

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo produziu, ainda, um vídeo sobre o escritor que está disponível no local para visionamento. Por sua vez, a Biblioteca Nacional de Portugal organizará uma exposição bibliográfica durante o segundo semestre do ano.

João da Rocha nasceu a 17 de abril de 1868, em Viana do Castelo, e faleceu a 1 de fevereiro de 1921, em Lisboa. Destacou-se em diversos ofícios, mas foi como contista e impulsionador do género fantástico que hoje é recordado.

Além de escritor também foi professor do liceu da cidade vianense e presidente do Instituto Histórico do Minho, dedicando parte da vida ao combate contra o analfabetismo, no âmbito das atividades da Liga de Instrução de Viana do Castelo.