Todos os utentes incluídos nesta fase vão ser contactados, pelo que não é necessário a deslocação ao centro de saúde antes disso.
A vacinação em Vizela arranca na próxima terça-feira para pessoas com mais de 80 anos e para pessoas com mais de 50 com patologias associadas, que integrem as Unidades de Saúde Familiar Physis, Novos Rumos e de Moreira de Cónegos. A Câmara Municipal de Vizela, o ACES do Alto Ave e o Centro de Saúde de Vizela apresentaram o Centro de Vacinação Covid-19, localizado em frente ao Centro de Saúde.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, frisou que “o município manifestou, desde a primeira hora, a disponibilidade para apoiar a instalação de um centro de vacinação Covid-19 no concelho, tendo apresentado medidas nesse sentido aquando da apresentação da 5ª fase do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19”.
O autarca realçou a decisão de instalação do Centro de Vacinação junto ao edifício do Centro de Saúde pelo facto de haver uma maior proximidade dos profissionais médicos, existindo, assim, um maior apoio médico, em particular dos médicos de família dos utentes. Victor Hugo Salgado destacou, ainda, a importância de passar uma mensagem de segurança, “em especial aos mais céticos”, de modo a perceberem que “este é um processo completamente seguro, da responsabilidade do Serviço Nacional de Saúde”.
O presidente da Câmara encontra-se a preparar uma estratégia para apoiar o transporte dos utentes que não se possam deslocar até ao Centro de Saúde. Através de uma parceria com os Bombeiros, para que estes garantam esse transporte a custos da autarquia, ou através da criação de uma bolsa de voluntários para apoiar todos aqueles que não se possam deslocar ao Centro de Vacinação ou, ainda, através de uma parceria com os taxistas do concelho.
Victor Hugo Salgado destacou, adicionalmente, o papel da população de Vizela durante todas as fases da pandemia, advertindo que “os vizelenses estão de parabéns e sempre demonstraram bom desempenho e colaboração no cumprimento das medidas decretadas pelas autoridades, sabendo responder de forma exemplar mesmo nos momentos mais difíceis”.
Todos os utentes incluídos na primeira fase de vacinação vão ser contactados para o agendamento da toma da vacina. A autarquia de Vizela apela a todos os utentes que não se desloquem ao Centro de Saúde para efetuar marcação e aguardem pelo contacto do Centro de Saúde.