A 78ª gala dos Globos de Ouro realizou-se esta madrugada, dia 1 de março. A cerimónia teve lugar no Hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills e ficou marcada pela enorme presença das produções de streaming, sendo a Netflix vencedora de nove das categorias a que tinha sido indicada. Desde o prémio de Melhor Série de Drama, por The Crown (2016 -), ao prémio de Melhor Minissérie, pela produção Gambito de Dama (2020), a plataforma foi considerada a grande vencedora da noite.
As atrizes Tina Fey e Amy Poehler foram as anfitriãs, pela quarta vez, do tão esperado e glamoroso evento. Devido às circunstâncias pandémicas, as apresentadoras da celebração estiveram separadas, estando cada uma num espaço diferente. Amy Poehler apresentou a cerimónia no palco do Beverly Hilton e Tina Fey esteve no cimo do Rockefeller Plaza, sede da NBC, em Nova Iorque. A plateia foi composta por profissionais de saúde que dedicam o seu tempo ao combate à Covid-19, tendo sido todos testados antes do evento.
Além do prémio de Melhor Série Dramática, The Crown (2016 -) saiu vitoriosa da gala, arrecadando todos os prémios ao qual tinha sido nomeada. O mesmo aconteceu com a minissérie O Gambito da Rainha (2020), que juntou ao prémio de Melhor Minissérie, o prémio de Melhor Atriz em Minissérie ou filme para TV, conquistado pela atriz Anya Taylor-Joy. Mank (2020), filme de David Fincher na Netflix, indicado a seis categorias, incluindo a de Melhor Filme de Drama e Melhor Direção, foi a maior deceção da noite, saindo sem qualquer vitória.
No cinema, o prémio de Melhor Filme de Drama foi para o grande favorito à vitória, Nomadland (2020). O filme Soul (2020), um dos grandes sucessos de animação de 2020, venceu os prémios de Melhor Animação e de Melhor Banda Sonora em Filme. O falecido ator, Chadwick Boseman, conquistou o prémio de Melhor Ator em Filme de Drama pela longa-metragem Ma Rainey: A Mãe dos Blues (2021).
A noite dos Globos de Ouro ficou marcada pela entrega dos prémios virtualmente, onde os atores se encontravam nas suas respetivas casas, contactando via online. Para além das circunstâncias resultantes da pandemia, a cerimónia foi assinalada pela controvérsia em volta da falta de diversidade nas nomeações. A temática dominou a gala, e foi apontada pelas apresentadoras, principalmente Amy Poehler que afirmou haver “um monte de lixo chamativo” indicado a vários prémios.
Confira a lista de vencedores na galeria: