O evento realiza-se entre os dias 8 e 18 de março em modelo online.

Depois do sucesso das primeiras Jornadas do Debate, a Associação de Debates Académicos da Universidade do Minho (ADAUM) está a organizar a sua segunda edição. O evento conta com um painel diversificado de temas e oradores, com o objetivo de atrair estudantes de todas as áreas.

Em entrevista ao ComUM, Afonso Silva, presidente da ADAUM, afirma que o ano passado foi o ano de “alargar horizontes e de começar a contar com estudantes de outros cursos nos debates”. “Estas segundas jornadas vêm aumentar esse mesmo sentimento e necessidade de alargarmos o nosso espetro e de conseguirmos abordar temas que não sendo específico de um certo número de estudantes, são do interesse de todos”, salienta ainda.

As jornadas começam no dia 8 de março às 17 horas, com o tema “O céu não é o limite: ciência espacial portuguesa”. O debate conta com a Dra. Zita Martins, astrobióloga e professora associada no Instituto Superior Técnico, e com a Dr. Ana Pires, investigadora no ISCE TEC. Afonso Silva considera ser “importante” a presença de figuras femininas no evento. “Não é possível em todos os eventos alcançar esse objetivo, mas nisso estou muito contente pela esmagadora maioria das nossas participantes serem mulheres. Acho que tem de começar a ser uma preocupação das associações”.

No dia 10 de março, pelas 20 horas, inicia-se o segundo dia das jornadas, subordinado ao tema “The Economics of Climate Changes: New Questions, New Solutions”. Conta com a participação da Dra. Julia Steinberger, e da Dr. Rita Sousa. Segundo o presidente da ADAUM, “os convidados acabam por ser uma garantia de qualidade”. “Temos painéis com bons oradores, com nomes cientificamente acreditados, com máxima experiência e capacidade nas suas áreas e com grande autoridade nos temas irão tratar”, sublinha.

ADAUM

ADAUM

O terceiro dia realiza-se a 12 de março, pelas 20 horas, em parceria com o Centro de Estudos de Relações Internacionais da Universidade do Minho. A Europa vai estar no centro do debate, com a participação das eurodeputadas Sandra Pereira, Isabel Carvalhais e Maria da Graça Carvalho.

Já no dia 17 de março, às 21 horas, a conferência vai ter como tema “A proteção de dados na era da informação”, realizada em parceria com a Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho. Os investigadores Dra. Graça Campos Moniz e Dr. Francisco Pereira Coutinho são os convidados da noite.

O último dia das jornadas termina com o painel “Jornalismo independente: novas perspetivas da comunicação social”, no dia 19 de março às 21 horas. Vai ter como oradores Ricardo Esteves Ribeiro, cofundador e jornalista no órgão de comunicação independente Fumaça, e Patrícia Alves, jornalista no órgão de comunicação independente Divergente.

Devido à suspensão de atividades presenciais na Universidade do Minho, o evento vai decorrer em meio digital. A ADAUM foi das primeiras associações a adaptar-se ao online, sem perder as suas atividades habituais.

“Tivemos logo de assumir que a atividade teria de ser digital. Teve de haver uma readaptação, mas é sempre melhor do que não acontecer. Vamos encarar este desafio com a mesma ambição e acreditar que vamos realizar umas jornadas tão ou melhores neste formato do que em formato presencial. Ganha-se um derrube de certas barreiras geográficas e podemos ter contacto com outros oradores com quem não poderíamos contar se estas jornadas fossem no modelo presencial”, declara Afonso Silva.

O presidente da ADAUM apela à participação de todos os estudantes. “Deixo um último convite para todos participarem numa atividade aberta a todos e a todas. Não hesitem em acompanhar a nossa atividade ao longo destas jornadas”, finaliza.