É de destacar ainda que em julho de 2019 o Alto Minho foi distinguido como Green Destinations/QualityCoast Platinum.

O Alto Minho é um dos nomeados ao “Green Destinations Story Awards”, no prosseguimento da boa prática demonstrada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), relativo à metodologia participativa utilizada na segunda fase da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS).

O prémio é atribuído pela Green Destinations Foundation. Esta entidade incentiva a sustentabilidade dos destinos turísticos, recompensando e certificando os mesmos. Este ano, a Green Destinations, no âmbito da Feira Internacional de Turismo de Berlim criou uma categoria intitulada de “People’s Choice Awards”.

Esta gratificação vai ser selecionada pelas comunidades, a partir dos votos realizados no site da Green Destinations. Desta forma, “possibilitando à população mundial a escolha do destino com as melhores boas práticas rumo à sustentabilidade”, afirma Cristina Paço, membro da CIM, em comunicado.

A responsável menciona que “o Alto Minho integra, desde 2018, a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo”. A temática da boa prática referente à metodologia participativa da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) está de acordo com os objetivos da competição. Isto porque se tenciona “destacar boas práticas que contribuam para a sustentabilidade dos destinos”, causando benefícios para as comunidades locais e para os viajantes. E que, ao mesmo tempo, sejam uma inspiração para outros destinos e agentes turísticos principalmente “no atual contexto”.