A linha que celebra o primeiro aniversário já apoiou 105 pessoas em Braga e Guimarães.
A Linha SOS Covid-19 conta com 41 especialistas das Escolas de Psicologia e Medicina da Universidade do Minho e da Linha de Apoio Psicológico SOS Covid-19. Esta foi criada com o objetivo de apoiar a saúde mental dos cidadãos durante a pandemia. Esta é coordenada pela Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi) e tem o número gratuito 253144420.
Eugénia Ribeiro, coordenadora da unidade de intervenção da APsi e professora da Escola de Psicologia da UMinho, revela que “neste cenário pandémico invulgar, a perceção de segurança pessoal pode estar ameaçada” e portanto “ as respostas de instabilidade emocional e comportamental são normais, mas podem ser difíceis de aceitar e de regular”.
As ligações foram mais incidentes entre março e maio de 2020, sendo grande parte dos atendidos parte da academia e da sociedade civil em Braga e Guimarães. A grande maioria destas, 74%, tinha como propósito confessar dificuldades ou preocupações pessoais e familiares. Além disso, quase um terço dos pedidos motivou um contacto para monitorizar o bem-estar e a estabilidade emocional do/a utente.
Deste modo, os especialistas permitiram que as pessoas identificassem os problemas e percebessem como resolver as situações de sofrimento causadas pela crise pandémica atual. Para além disso, agilizaram o processo de autocuidado, mas também de orientação para utentes que proporcionassem algum apoio extra.
O modelo de intervenção usado por esta Linha SOS, que se adapta em função de problemas e necessidades psicológicas específicas, foi alvo de um artigo científico na revista internacional “Counselling Psychology and Quartely”.