Lançado a 1 de Outubro de 1984, I Feel for You, o quinto álbum da cantora norte americana Chaka Khan resistiu ao teste do tempo e mantém-se como um dos seus melhores projetos até hoje. Com a distinta e poderosa voz num envolvente ritmo pop, R&B e aliciado a novos sons como boogie e sythn (numa era post-disco), cada música é um destaque por si só.

This Is My Night” abre o álbum e somos logo abordados por um som synth que vai crescendo até chegar a arrebatadora voz de Chaka. A letra é sobre a persistência e a importância de acreditar nela mesma, pois chegou o seu momento de brilhar – a “night”. Carregado de uma energia inspiradora e da alma da cantora, o som não fica aquém, sendo impossível não se deixar levar neste.

loudandquiet.com

Apanhados de surpresa, “Stronger Than Before”, a segunda faixa, é uma reviravolta sonora passando da elétrica faixa anterior para uma balada. Mais calma e lenta, Chaka apela ao seu amor para voltar para ela. Apesar de ser liricamente pobre, sendo só o primeiro verso diferente e o resto variações ou repetições do refrão seguidas, a sonoridade e os vocais criam um ambiente que nos remete para a época da música.

A sexta música é a que dá o nome ao álbum, a célebre “I Feel For You”. Este tema pertence e foi escrito por Prince e até está presente no seu álbum de 1979. No entanto, a música caiu nas mãos de Chaka e era o que precisava para solidificar a sua carreira na altura. O icónico começo da faixa com os vocais baixos do rapper Melle Mel e a harmónica tocada por Stevie Wonder, que acompanha Chaka, levou a música ao número um dos charts dance da Billboard e permaneceu 26 semanas no topo. Do princípio ao fim, uma mistura de géneros musicais como o hip-hop, synth-funk e R&B harmonizam com o intenso sentimento que é o amor que a letra faz referência e prendem o ouvinte-“Baby, baby, when I look at you/ I get a warm feeling inside/ There’s something about the things you do/ That keeps me satisfied”.

Outra faixa a mencionar é a segunda balada “Through The Fire”, a oitava do álbum. Enquanto a anterior balada pecava pela repetição lírica e não expandia para além do mesmo, “Through The Fire” não cai no mesmo erro. Canta como está disposta a dar e arriscar tudo pelo amado, acompanhada por uma produção belíssima de bateria e guitarra, carregando a essência da música “Through the fire, through whatever”. Intensa, melódica, poderosa e sentimental, captura a chama da essência que é o amar alguém.

Eletrificante do início ao fim, o álbum composto por 10 músicas mostra a força e resplendor da cantora. Um projeto que marca uma época, mantendo-se tão corrente, algo que não se estranha- vindo da rainha do soul, Chaka Khan.