Programa comemorativo do Dia Mundial da Poesia relembra a vida e obra do poeta bracarense Sebastião Alba.

A propósito do Dia Mundial da Poesia, a Câmara Municipal de Braga decidiu dedicar o mês de março ao género textual. Desta forma, juntamente com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), propõe um conjunto de iniciativas culturais “que pretendem celebrar as palavras, poemas e versos e que nos possibilitem viajar mesmo estando em casa”.

Sob o mote Onde tu quiseres – momentos poéticos sem tempo nem espaço, a iniciativa promete ainda relembrar a vida e obra do poeta bracarense Sebastião Alba. O programa inicia-se com a proposta original da Academia de Teatro Tin.Bra, Olá! Daqui quem fala é a Poesia, em que se vai fazer a leitura de poemas ao vivo através de telefone ou através de mensagens de áudio via WhatsApp.

Segundo avançado, tal “como a poesia é para todas as idades, os mais pequenos também têm lugar nesta programação”. Deste modo, 14 de março fica reservado para um jogo de escrita criativa, Guarda-a-Palavra, e 21 de março para as palavras ilustradas com Penso, logo, improviso, momentos dinamizados por Pedro Seromenho.

Segue-se a Oficina de Escrita Poética, de 15 a 17 de março, com Nuno Júdice, que vai dar a conhecer as “caraterísticas e as competências que melhor formam um poeta”. De 16 a 20 de março, vão ser partilhados na página de Facebook do Município de Braga os vídeos-poemas Sebastião Alba, querido poeta…, realizados pela PIF’H – Produções Ilimitadas Fora D’Horas. Estes contam com a coordenação artística de José Miguel Braga e a participação especial de Amadeu Santos.

O Dia Mundial da Poesia, 21 de março, fica marcado por uma conversa informal entre José Miguel Braga e Amadeu Santos, que vão falar sobre Sebastião Alba e partilhar com o público algumas “histórias e vivências do poeta”. A 12.ª edição do concurso literário Encontros de Poesia decorre em simultâneo, tendo como objetivo “fomentar e consolidar hábitos de leitura e de escrita na comunidade, valorizando como forma de expressão literária a poesia”.

A BLCS apresenta ainda variadas propostas alusivas à poesia, incluindo a apresentação de livros e autores, conversas, palestras e conferências. Destas, já foram divulgadas a reflexão sobre o futuro da poesia e dos poetas A poesia vende? – 18 de março – a apresentação do vídeo Diversidade em Verso – 21 de março – e o sarau poético Coletivo de Vozes – 23 de março – entre outros.